CONJUNTO ARQUEOL GICO DE M RIDA 1

696 palavras 3 páginas
CONJUNTO ARQUEOLÓGICO
DE MÉRIDA
Universidade do Vale do Itajaí –UNIVALI
Ana Caroline Martins
Hellen C. Dalle Laste
Jenniffer Luana Pianezzer
Rafael Mai Santos
Prof. Orientadora : Mirian Pinheiro MSc

Introdução

A Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e
Cultura (UNESCO), estimulada pela Convenção para a Proteção do
Patrimônio Mundial Cultural e Natural (1972), determina que os locais que apresentem um valor histórico, estético, científico, ou melhor, que apresentem um “valor universal excepcional”, devem ser definidos como Patrimônio Natural/Cultural Mundial, para que possam ser aplicadas políticas de conservação e preservação. Sob essa influência que o Conjunto Arqueológico de Mérida, na
Espanha, entrou para a lista como Patrimônio Cultural Mundial.

Surgimento de Mérida
Localizado no sudoeste da Espanha, o atual município de Mérida teve sua fundação em 25 a.C., por meio da ocupação romana, onde era chamado de Emerita Augusta. Os romanos que ocuparam o local eram soldados que não mais faziam parte do exército.

Figura 1

Mérida é capital da comunidade autônoma de Extremadura, na
Espanha. Comunidade indicada com a cor violeta na imagem.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9rida_%28Espanha%29

Dentre suas participações significativas na história, Emerita foi capital das terras situadas à oeste da Península Ibérica, a então Lusitânia, após a conquista romana das mesmas. Teve também papel fundamental na conquista de territórios à noroeste.
A construção duma das maiores pontes, sobre o rio Guadiana, fez de Mérida um importante centro comercial, administrativo e de comunicações. Parte de suas obras grandiosas se devem pela passagem de grandes imperadores, que promoveram reformas em vários aspectos. O que também influenciou no crescimento arquitetônico de Mérida foi que a mesma se tornou sede dum arcebispo, após inserção do cristianismo, por volta do séc. III.
A partir da história e do legado romano em Mérida, a UNESCO definiu esse conjunto de

Relacionados