Conjecturas e Refutações (O Progresso do Conhecimento Científico) AUTOR: Karl R. Popper

2564 palavras 11 páginas
TEXTO: Conjecturas e Refutações (O Progresso do Conhecimento Científico)
AUTOR: Karl R. Popper

Tem-se a questão: "Quando pode uma teoria ser classificada como cientifica?" O autor desejava traçar uma distinção entre a ciência e a pseudociência, pois segundo esse, a ciência frequentemente comete erros, enquanto a pseudociência pode encontrar acidentalmente a verdade.
A resposta mais comum dada ao problema era que a ciência se distingue da pseudociência devido ao uso do método empírico (indutivo, que decorre da observação ou da experimentação), todavia, tal resposta não satisfazia o autor.
No contexto histórico vivido, haviam três teoria das quais Popper passou a duvidar do status cientifico lhes concedido, quais sejam essas teorias: teoria marxista da história, psicanálise e psicologia individual.
O que equipara essas três teorias é que todas elas tem uma aparente capacidade de explicação, uma vez que para qualquer indagação que surja há uma explicação plausível e comprovável. E todas essas características fazem com que essas teorias sejam aparentemente fortes, contudo, revelam fraqueza, à medida que qualquer comportamento humano divergente seria compatível com as teorias, bastando um esforço para tal. Diferentemente, isso não ocorre na teoria da gravidade de Einstein, pois quando essa não for mais compatível com os resultados obtidos em observação, será simplesmente refutada.
Dessa forma, Popper tece as seguintes conclusões:
a) é fácil obter confirmações ou verificações para quase toda teoria;
b) as confirmações só devem ser consideradas se resultarem de predições arriscadas;
c) quanto mais uma teoria proíbe, melhor ela é;
d) todo teste genuíno de uma teoria é uma tentativa de refutá-la;
e) a evidencia confirmadora não deve ser considerada se não resultar de um teste genuíno da teoria;
f) algumas teorias quando testadas e se revelam falsas, continuam a serem sustentadas por admiradores (distorção convencionalista).
Assim, resumidamente, o que define o status

Relacionados

  • Dicionario de filosofia
    248191 palavras | 993 páginas
  • Ficha de leitura
    85416 palavras | 342 páginas
  • Jos Joaquim Gomes Canotilho Direito Constitucional
    407290 palavras | 1630 páginas