Conhecimentos religiosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO TEOLOGÍCO QUADRANGULAR

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

TEMA: CONHECIMENTOS RELIGIOSOS

PROFESSORA: Prª Rose Furtado

ALUNOS: Jocivaldo Santos

BARCARENA 2011

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
TEMA: CONHECIMENTOS RELIGIOSOS

RELIGIÃO
- Conjunto de práticas e princípios que regem as relações entre o homem e a divindade; doutrina religiosa; dever sagrado; aigreja; ordem religiosa; crença viva; consciência escrupulosa; escrúpulos; sistema solidário de crenças e práticas relativas a coisas sagradas.

Conceito:
- É a crença geral na existência de forças sobrenaturais consideradas como criadoras do universo e que, como tais devem ser adoradas e obedecidas por meio de doutrinas e rituais próprios envolvendo certos preceitos éticos.

Significado: Apalavra “religião” veio ao português através da vulgata latina (versão latina da Septuaginta, uma tradução grega da torá) onde a palavra “religião” é usada para traduzir o vocábulo grego “Thrêskeia”, tanto na vulgata latina como nos chamados livros apócrifos, refere-se a uma expressão externa de crença, mas não significado e conteúdo dessa crença.
Religião, portanto, em sentido estrito, é aexteriorização da crença através de rituais próprios e conduta dos seus adeptos, segundo as normas éticas por ela estabelecidas (Estatutos, cânones, etc.).

INTRODUÇÃO

Qual é a Religião Certa pra você?

Os restaurantes de fast food nos seduzem permitindo-nos pedir a nossa comida exatamente como nós a queremos.

A escolha reina! Você pode encontrar praticamente qualquer coisa de acordo comseus gostos e necessidades pessoais.

Então que tal uma religião que seja certa para você? Que tal uma religião sem culpa, que não exige nada e que não está cheia de faças e não-faças? Está bem aí, bem como eu descrevi, mas a religião é algo a ser escolhido como o seu sabor de comida favorita?

Há muitas vozes pedindo a nossa atenção, então por que alguém deveria considerar Jesus acima de, vamosdizer, Maomé ou Confúcio, Buda, ou Charles Taze Russell, ou Joseph Smith? Afinal, todas as estradas não o levam para o Céu? Todas as religiões não são basicamente a mesma coisa? A verdade é que todas as religiões não o levam para o Céu, da mesma forma que nem todas as estradas o levam para São Paulo.

Jesus é a “religião” certa se você está procurando por perdão (Atos 10:43). Jesus é a“religião” certa se você está procurando por uma relação significativa com Deus (João 10:10). Jesus é a 'religião' certa se você está procurando por uma morada eterna no Céu (João 3:16).

Dentre as diversas religiões, destacamos as seguintes:

Religiões Orientais

HINDUISMO

O Hinduismo é uma das religiões védicas (que pregam osVedas, livros sagrados dessa filosofia), divididos em duas facçõesdenominadas “Tradição Sânscrita” e “Tradição Pali”.

As duas “tradições” pregam, igualmente, que a crença hindu teve início na India, levada pelo líder do povo ariano (que, há mais de 8.000 anos habitava a região européia onde hoje estão a Alemanha, a Áustria e Eslováquia), chamado Rama, que mais tarde passou a ser adorado como um “deus” pelo povo autóctone (nascido na mesma terra) que habitava aMahabaratra (a primitiva Grande India).

ISLAMISMO

O Islamismo é uma religião legalista, fundada por Abulqasim Mohammad Ibn Abbulah Ibn Abd AL-Muttalib Ibn Hashin, sendo este o nome completo de “Maomé” que significa “altamente Louvado”.

Religião baseada nos ensinamentos de Maomé (570-632 d.C.), chamado “O profeta”, contidos no livro sagrado islâmico, o Alcorão Sagrado que quer dizer recitação. Apalavra Islã significa submeter, e exprime a submissão à lei e à vontade de Alá. Seus seguidores são chamados de mulçumanos, que significa aquele que se submete a deus.

BUDISMO

O fundador do Budismo foi o príncipe dos Cákyas, Siddharta Gautama (ou Gotama), nascido provavelmente no ano de543 a.C, na cidade de Kapilavastu, no Nepal.

O Budismo é a única religião que não prega a...
tracking img