Conhecimentoi tacito x explicito

1089 palavras 5 páginas
FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU - FIB
ADMINISTRAÇÃO

LUIZ AMERICO MACHADO DE AGUIAR

CONHECIMENTO TÁCITO
X
CONHECIMENTO EXPLÍCITO

BAURU

2012

LUIZ AMERICO MACHADO DE AGUIAR

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Sistemas computacionais aplicados a administração, como parte da avaliação referente ao 2º bimestre sob orientação do Professor : Fernando
Henrique Campos

BAURU
2012

INTRODUÇÃO

Trabalho desenvolvido com o intuito de diferenciar Conhecimento Tácito de Conhecimento Explicita.

CONHECIMENTO: EXPLICITO X TÁCITO
Muito se tem falado sobre conhecimento organizacional, todavia na maioria das vezes percebemos que existe pouca ou quase nenhuma informação do quanto é importante para...
“As empresas japonesas continuam sendo um enigma para a maioria dos ocidentais. Não são extremamente eficientes, empreendedoras, ou liberais. Ainda assim, devagar e sempre, conquistaram um espaço, cada vez maior na competição internacional.”
Nonaka & Takeuchi (em “Criação e Conhecimento nas Empresas),
1997”.
Muito se tem falado sobre conhecimento organizacional, todavia na maioria das vezes percebemos que existe pouca ou quase nenhuma informação do quanto é importante para as organizações saber como o seu conhecimento está sendo desenvolvido e de que maneiras ele precisa estar sendo “guardado”. Percebemos que, geralmente, as organizações não têm dado muito valor a isso, posto que os seus executivos estão mais focados e preocupados com resultados financeiros do que na evolução e disseminação do seu conhecimento.
Talvez isso se dê pelo fato de que não paramos para pensar – verdadeiramente - sobre o conhecimento da nossa organização, se ele está sendo renovado, se estamos dando importância a outros paradigmas, ou se continuamos nos mantendo resistentes a qualquer tipo de mudança que nos for sugerida ou mesmo observada.
Se formos analisar mais detalhadamente iremos constatar que na maioria do mundo organizacional há

Relacionados

  • Economia e gestão do conhecimento
    29102 palavras | 117 páginas