Conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É CONHECIMENTO


1 – INTRODUÇÃO

Diversos autores de economia e administração já no século passado visualizaram no conhecimento um importante aliado para a manutenção, diferenciação e crescimento das organizações. Entre eles citamos Alvin Toffler e Peter F. Drucker.

“Toffler (1995) acredita ser o conhecimento um recurso de suma importância para a economia. E segundo ele próprio“Todos os sistemas econômicos estão instalados sobre uma ‘base de conhecimento’. Todas as empresas dependem da preexistência deste recurso socialmente constituído. (...) esse recurso – em parte pago, em parte explorado gratuitamente – é, agora, o mais importante de todos”. (Toffler, 1995 p.108)”.

Drucker (1988, p.19) argumenta “(...) para se manterem competitivas – e até mesmo sobreviverem – asempresas deverão converter-se em organizações baseadas em conhecimento, e com bastante rapidez.”

Porém, apesar de o conhecimento ser visto como um importante recurso, este provavelmente não pode ser considerado como o mais importante. Tomando-se como base o mesmo pressuposto, poder-se-ia dizer, de um modo geral, que o conhecimento seria algo de pouco valor. Pois este provavelmente todas as pessoastêm um pouco, é cumulativo e cresce exponencialmente. Portanto, discutir ou tentar afirmar qual recurso é o mais relevante, fazendo uma analogia um tanto simplista, é como tentar afirmar qual órgão, coração, pulmões, cérebro, é o de maior importância no organismo de um mamífero.

2- O QUE É CONHECIMENTO ?

De acordo com Alberto Nobuyuki Hashimoto conhecimento é
a capacidade, adquirida poralguém, de interpretar e operar sobre um conjunto de Informações. Essa capacidade é criada a partir das relações que ele estabelece sobre o conjunto de Informações, e desse conjunto com outros conjuntos que já lhe são familiares (incluindo experiências, impressões, valores, crenças, etc.), que lhe permitem compreende-lo e tirar conclusões sobre ele e a partir dele.
• As relações podem servir paraestabelecer contextos para as Informações, realizar comparações, categorizações, classificações, associações, etc., que definirão sua compreensão e a capacidade operativa sobre elas.
• Muitos fatores podem influir na facilidade do estabelecimento e na riqueza das relações percebidas: experiência, insight, intuição, raciocínio lógico, etc.
• Quanto maior o volume de Conhecimentos de alguém, maiorsua facilidade de amplia-lo, pois não só partirá de uma base mais rica de Informações e Conhecimentos, aumentando as referências para o estabelecimento de relações, como, provavelmente, conhecerá um repertório maior de relações e estará também mais "treinado" para reconhece-las.
Se as relações mencionadas forem predominantemente apenas intuídas, estabelecidas pela percepção e não trabalhadasconscientemente, temos um Conhecimento Tácito.
Se grande parte das relações for deduzida conscientemente, ou interpretadas intelectualmente a partir de sua percepção inicial, temos um Conhecimento Explicitável.
É uma capacidade, pois o Conhecimento é dinâmico: quem conhece pode estabelecer novas relações, tirar novas conclusões, fazer novas inferências, agregar novas Informações, reformularsignificados. Ao exercitar o Conhecimento, ele se consolida e cresce. "Quando o conhecimento para de evoluir, ele se transforma numa opinião ou num dogma (Davenport/Prusak)."

3. TIPIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO

Alguns autores mais recentes, estudiosos da metodologia cientifica, que é a herdeira dos problemas atuais da teoria do conhecimento dividem o conhecimento em quatro níveis distintos, a saber:conhecimento popular, conhecimento teológico, conhecimento filosófico e científico. As outras divisões podem até certo ponto serem consideradas como variações ou subdivisões destes quatro níveis. Alguns destes tipos de conhecimento, existentes na literatura serão apresentados a seguir. Embasando-se em Cervo e Bervian; Lakatos e Marconi; Barros e Lehfeld; Nonaka e Takeuchi e Quinn temos os...
tracking img