Conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biomoléculas

São compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Azoto).

Estes quatro elementos são os componentes principais de biomoléculas, porque:

1 -. Permitir a formação de ligações covalentesentre as mesmas, a partilha elétrons , devido à sua pequena diferença de eletro negatividade .
2 -. Permitir átomos de carbono a possibilidade de formação tridimensional esqueletos -C-C-C- , para formar compostos com um número variável de carbonos.
3 -. Permitir que a formação de ligações múltiplas (duplos ou triplos) entre C e C, C e O, C e N, e as estruturas lineares ramificados heterocíclicocíclico, etc.
4 -. Permitir a possibilidade de que alguns elementos são dadas uma grande variedade de grupos funcionais ( alcoóis , aldeídos , cetonas , ácidos , aminas , etc), com diferentes produtos químicos e propriedades físicas.
Eles podem ser classificados em:

As biomoléculas podem ser orgânicas como os prótidos, os glicídios, os lipídos e os ácidos nucléicos e formam moléculas degrandes dimensões, designadas por macromoléculas, ou inorgânicas , no caso da água e dos sais minerais. Por fim podemos dizer que as proteínas, hidratos de carbono e ácidos nucléicos são polímeros formados a partir da ligação em cadeia de moléculas mais simples, os monômeros.



Acerca da água podemos dizer que para além de ser o principal constituinte da célula, desempenha um papel fundamental nadefinição de suas estruturas e funções e é o fator primário de definição das complexas estruturas espaciais das macromoléculas. Quanto aos sais minerais, embora presentes em menores quantidades, são também importantes no desempenho de diversificadas funções no organismo. Exemplos destes sais são os sais de sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro ...





Proteínas

A proteína é umnutriente indispensável para a manutenção do nosso organismo e para a nossa saúde, pois ela possui enzimas e hormônios que são substâncias essências para o bom funcionamento do organismo. Essa proteínas são formadas pelos aminoácidos .

Você encontra proteína tanto em alimentos de origem vegetal quanto de origem animal (peixe, frango, ovos, leite, feijão, soja, ervilha, aveia, trigo, etc.
Ela éresponsável pelo fornecimento de aminoácidos para nosso corpo, que tem a função de construir e de fazer a manutenção dos tecidos que formam o nosso organismo. Se faltar proteínas no nosso organismo, estas funções ficam prejudicadas.
As proteínas autuam nas seguintes funções :estrutura corporal (osso etc ) , contrações musculares ,constitui alguns hormônios como insulina e defensiva , expulsandomicroorganismos prejudiciais a saúde .

A quantidade de proteína recomendada pelo ministério da saúde é de 75 gramas por dia, mas isso vária de acordo com o tipo físico da pessoa (sua altura, peso, idade, se pratica exercício físico, etc). Por isso, procure um nutricionista ou médico e peça para ele a quantidade ideal de proteína para você. Desta forma seu organismo funcionará melhor e de maneirasaudável.

A formação de uma proteína:

O encadeamento dos aminoácidos se estabelece por meio de ligações peptídicas, mantidas entre o grupo carbonila de um aminoácido e o grupo amina de seu adjacente. À medida que o RNAr (ribossomo) percorre o filamento de RNAm (mensageiro), e realiza a leitura dos códons, acrescentando gradativamente os aminoácidos transportados pelo RNAt (transportador) nacadeia polipeptídica, vai então surgindo uma proteína.

A sequência dos aminoácidos na proteína determina a forma da mesma e, consequentemente, a sua função, ou seja, para o bom funcionamento orgânico é necessário um coordenado e eficiente processo de tradução.

Um único erro durante a síntese proteica pode acarretar disfunções ou deficiências ao organismo, como é o caso da anemia...
tracking img