Conhecimento e verdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONAMENTOS

01. Faça a síntese (entendimento) dos itens 1, 2, 3 e 4, relativos ao conhecimento e verdade.

02. Comente a afirmação de André Comte – Sponville: “conhecer é pensar o que é como é”. Qual a ideia de conhecimento e qual a verdade que estão implícitas nessa frase?


03. Quais as limitações de conhecimento concreto?

04. Quais as vantagens e as limitações do conhecimentoabstrato?


05. Volte aos conceitos de ceticismo e dogmatismo discutidos no início da apostila e explicite a possibilidade de conhecimento e o tipo de verdade envolvidos em cada uma dessas posições.


06. Depois de fazer a síntese (entendimento/compreensão) do item 4 na (1ª questão), “conhecimento, pensamento e linguagem”, explique a seguinte afirmação de Wittgenstein:”Os limites da minhalinguagem denotam os limites do meu mundo”.








RESPOSTAS
 1. O que é conhecimento
Esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos;
Quando falamos em conhecimento, podemos nos referir ao ato de conhecer ou ao produto do conhecimento;
Assim, o conhecimento se faz pela relação contínua entre intuição e razão, entre vivência e teoria, entre concreto eabstrato.
Isso equivale a dizer que o conhecimento é o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e, com ele, estabelece uma ligação. É importante frisar, entretanto, que o que se entende por conhecimento e verdade tem assumido formas diferentes, dependendo da maneira pela qual os filósofos explicam como se dá nosso contato com as coisas que nos cercam para tentar compreendê-las.Isso significa que a razão é histórica.
O verdadeiro conhecimento se dá dentro do processo dialético e ida e vinda do concreto para o abstrato, processo esse que jamais tem fim e que vai revelando o mundo humano na sua riqueza e diversidade.
 2. As várias formas da verdade
Mesmo no estado de certeza diante da verdade, o homem interroga sobre os fundamentos desta certeza. Qual o critério que seutiliza para determinar que isso e verdade e aquilo não? Os critérios de verdade variam em concordância com as diversas dimensões da verdade.
• Evidência: algumas sensações evidentes me dão a certeza da verdade da qual me dão a certeza da verdade da qual não posso duvidar. É absolutamente certo, p.ex., que tenho um corpo. A evidência não pode ter um valor absoluto como critério da verdade doconhecimento;
• Conformidade: Tanto para Aristóteles quanto mais tarde para os escolásticos, a verdade é a conformidade de nosso pensamento com as pessoas;
• Êxito: Só se consegue resultados práticos se o conhecimento adequado agir sobre as coisas;
• Não contradição: É vista como a coerência interna de uma linguagem que estabelece os seus pressupostos, postulados e regras para enunciados.
Aracionalidade é construtiva, elabora teorias coerentes verificando o caráter lógico da organização teórica, a compatibilidade entre as ideias que compõem a teoria.
A racionalização só se constitui através da utilização dos erros cometidos pelo indivíduo, de suas fantasias e ilusões (característica típica da cultura de massas), já que se baseia em um modelo mecanicista de viver, na desconsideração do quepertence ao mundo real e racional, ignorando tudo que se relacione com a subjetividade e a afetividade, pois tem como meta tornar a vida irracional e totalmente desprovida de sentido e de verdades.
 3. Modos de conhecer o mundo
Há muitas maneiras de se conhecer o mundo, que dependem da situação do sujeito diante do objeto do conhecimento, são eles:
 O mito: apesar de um conceito não definidoprecisamente, constitui de certa forma uma realidade, pois representa uma explicação sobre a existência humana e a origem do mundo em que vive. Além disso, representam a realidade através de símbolos e personagens;
 O senso comum: é o conhecimento adquirido a partir de experiências sociais, ouvidas e vividas do cotidiano. Incluem costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que...
tracking img