Conhecimento sensitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTO SENSITIVO

O conhecimento sensorial é do ponto de vista relativo aos seres, todo conhecimento, em cuja elaboração intervém imediatamente de órgãos corporais dos sentidos externos,cérebro. Definido, do ponto de vista do objeto, é a apreensão de meros fenômenos, em oposição ao ser e essência das coisas. Na realidade, ambas as definições coincidem, porque o conhecimento vinculado aoorgânico permanece sempre relativo e, inversamente, o conhecimento liberto do orgânico, intelectual, refere-se necessariamente a criatura enquanto tal.
As qualidades primárias são a solidez, aextensão (a propriedade de ter dimensão espacial), figura (formato), movimento e repouso (ou mobilidade), número, tamanho, situação, textura e movimento das partes. Quanto às qualidades secundárias,podem-se destacar as cores, os sons, os gostos, os aromas, o calor e o frio.
Locke (1994) afirma que “as qualidades secundárias estão nos próprios objetos apenas enquanto forças que produzem váriassensações em nós pelas qualidades primárias”. As qualidades sensíveis tais como cores, sons, e calor e frio são apenas forças ou poderes que produzem as sensações correspondentes em nós, e que essasforças ou poderes estão causalmente baseados nas qualidades primárias de partes insensivelmente pequenas do objeto.
Há um conhecimento sensorial externo e outro interno, que é produzido por um excitanteou estimulante sensível, que afeta através das sensações os órgãos externos (visão, audição, olfato, tato e paladar), ou suscitado por causas psíquicas ou por excitações do órgão central (cérebro)sem influxo atual sobre aqueles. No conhecimento sensorial externo, os órgãos dos sentidos recolhem só um número muito reduzido de influências, dentre as muitas que continuamente afluem em grandequantidade, vindas do mundo corpóreo; de sorte que a excitação, conduzida aos centros cerebrais pelos nervos sensitivos, leva à determinação da potencia sensitiva e, mediante a produção de uma imagem...
tracking img