Conhecimento, saber e poder/ arquivo e projetos de dominação.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos
Escola de Arquivo- EA

Conhecimento, Sabere Poder/ Arquivo e Projetos de Dominação.

A Inglaterra é o centro do mundo. Seu domínio chega a todas as partes do planeta, mas seu domínio não é físico, seus exércitos não estão plantados nasnações que são controladas pelo Império Britânico. Seu domínio vem do conhecimento e o conhecimento gera poder.
Seu mecanismo de poder está além dos exércitos terrestres ou marítimos, seu poderio vem dasinformações coletadas nas diversas partes do planeta e armazenadas em um lugar chamado Arquivo Imperial Britânico que segundo Thomas Richards em The Imperial Archive “Este não seria nem uma bibliotecanem um museu, mas sim “uma fantasia de conhecimento catalogado e reunido a serviço do Estado e do Império””. O Arquivo Imperial era o objeto que proporcionava à Coroa Britânica o conhecimento tãoimportante para manter sob domínio suas inúmeras colônias, uma vez que quem detém o conhecimento detém o poder sobre quem não o tem.
Drácula surge como uma metáfora do desconhecido, ele detém poder sobreo Império Britânico, uma vez que conhece a língua e a geografia, tem noções da cultura inglesa ao passo que a Coroa nada sabe sobre ele. Ele pode ser considerado um objeto à margem, mas nãototalmente excluído, uma vez que está a par das notícias recentes lidas diretamente dos jornais ingleses e também por possuir propriedades nos arredores de Londres.
Uma vez em território inglês, ele passa aser uma ameaça ao domínio britânico, visto que é extremamente inteligente, detém domínio fluente da língua, do espaço adquirido e o principal: não conhecido pelos meios de controle.
Podemos perceberuma metáfora com a burocracia arquivística, uma vez sem registro não é passível de prova, não existe.
Sua condição de desconhecido não lhe dá vantagem por muito tempo, uma vez que tenha que...
tracking img