Conhecimento popular versus cintífico

425 palavras 2 páginas
Introdução
Nesta apresentação faremos uma exposição sobre o conhecimento, focalizando o científico e o popular, apresentando suas diferenças e semelhanças .
Definições
Cientifico:: É o conhecimento racional, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.
Popular:: O conhecimento popular, ou vulgar, é transmitido de geração para geração e também por experiências próprias. E é daí que vem o nome “popular”. Quando se trata de um conhecimento popular, não existe uma explicação “lógica”
Diferenças
Cientifico:: Tem como objeto estudar e esclarecer os fatos;
Esse conhecimento deve ser recolhido de modo programado, sistemático e ponderado, para então ser submetido a avaliação e verificação de sua validade.

Popular:: É intuitivo, espontâneo, com forte inclinação para erros, pois não é estudado, analisado e comprovado; . informações sem embasamento teórico;
Quando se olha para o céu e se diz que irá chover, não houveram estudos em relação a esta afirmação, mas se sabe que provavelmente choverá, pelo simples fato de o céu estar coberto de nuvens.
Semelhança
Existe algo de semelhante entre os dois tipos de conhecimentos: a forma em que o fenômeno é narrado.
Por exemplo, fenômeno do céu nublado, o cientista tem todo um estudo comprovado que após ficar nublado provavelmente choverá. No conhecimento popular não se tem comprovação de que choverá, mas geralmente chove após o céu ficar nublado, então isto se torna uma verdade popular, que será passado para outras gerações.

Conhecimento científico: aquele obtido através do empirismo, da experimentação e comprovação. Exemplo: Leis físicas, reações químicas.

Conhecimento popular: aquele difundido de geração em geração, do "boca a boca", não necessita exatamente de experimentação e comprovação. Exemplo: ditados populares

Conhecimento filosófico: conhecimento intermediário entre o mitológico e científico. Pode partir de axiomas

Relacionados

  • A história da administração
    5361 palavras | 22 páginas
  • Aqi - apostila
    30538 palavras | 123 páginas