Conhecimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

INTEGRANTES: POLO: TUCURUÍ

CRISTINA SANTOS DA SILVA RA:
MAURO CESAR MARTINS NASCIMENTO RA:
RAQUEL CARVALHO NERES RA:
DATA: 10/06/2011

CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

INTRODUÇAO

Com a “popularização” da aprendizagem organizacional surgiu um novo conceito nas empresas, o conceito de conhecimento organizacional. A atual sociedade na qual asorganizações estão inseridas pode ser considerada uma “sociedade do conhecimento”, na qual os gerentes devem abandonar tudo o que sabem e adquirir novos conhecimentos. No início da década de 90 algumas empresas, consideradas bastante competitivas na década anterior, tiveram sua base competitiva abalada. Algumas destas organizações superaram este obstáculo e ficaram mais competitivas e ágeis que seusconcorrentes mais fortes, alguns trabalhos argumentam que isto aconteceu devido ao uso eficaz do conhecimento organizacional. O objetivo deste trabalho é discutir o que vem a ser conhecimento organizacional, fazer a ligação entre conhecimento e vantagem competitiva e apresentar o modelo dos “Fluxos de Conhecimento” para alavancagem do conhecimento.


CONCEITO DE CONHECIMENTO

O conhecimentotem sido o atual nível de competitividade e exigência no mercado, além de caráter sustentado proporciona condições ao sucesso da organização dentro da chamada nova economia. Assim fatores tradicionais como localização geográfica e mão de obra barata, estão sendo suplantados pela crescente importância atribuída ao conhecimento.
De acordo com PROBST E TALII (2002), conhecimento é o conjunto totalincluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas ao contrario deles, está sempre ligado a pessoas.
Por sua vez DAVENPORT E PRUSAK (1998) definem o conhecimento da seguinte forma: uma mistura de experiência condensada, valores, informação contextual, a qual proporciona uma estrutura para avaliação eincorporação de novas experiências nas organizações, ele costuma está embutido não só em documentos, mas também em rotinas.
Na visão de CRUZ (2002), conhecimento é o entendimento obtido por meio da inferência realizada no contato com dados e informações que traduzam a essência de qualquer elemento, que ao substituir o termo Gestão por Gerencia, assume a capacidade de criar, integrar, capturar e compartilharo conhecimento existente em qualquer tipo de organização.
Assim, conhecimento organizacional seria o conhecimento que os indivíduos,
membros da organização, incorporam e utilizam, com a finalidade de produzir novos
conhecimentos e vantagens para a organização, estejam estes conhecimentos e vantagens na forma de produtos, processos ou sistemas.

SUA IMPORTÂNCIA

A importância do conhecimentocomo ativo estratégico das organizações, capaz de gerar vantagens competitivas e diferenciais de mercado já é realidade. Organizações nos quatro cantos do mundo se esforçam para criar, reter/armazenar, transferir e aplicar o conhecimento.
Na visão de Drucker (1994) “os novos modelos econômicos precisam incorporar o conhecimento como o fator essencial do processo de produção e geração de riquezae não apenas como mais um fator de produção, pois o conhecimento tornou-se o recurso essencial da economia.” E é nesse novo contexto de competição que a Gestão do Conhecimento ganha importância.
Diversos são os autores que apresentam em suas respectivas obras uma serie de considerações a definição do que venha ser o conhecimento, assim a relevância atribuída ao conhecimento é vislumbrada emSTEART (1998), através de um interessante posicionamento cronológico, no qual o autor destaca a ascensão do trabalhador do conhecimento na cronologia proposta, profissionais liberais e técnicos, gerentes, vendedores e trabalhadores burocráticos, ganham espaço em relação aos profissionais, cuja demanda por conhecimento é notadamente menor.
Os autores ressaltam ainda, que o conhecimento deve ser...
tracking img