Conhecer a verdade - é possível?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício sobre o Diálogo de Críton e Sócrates escrito por Platão, aplicado na Disciplina Filosofia Geral – Profª Virginia França – Faculdade Boa Viagem – Recife - PE

Deacordo com Platão, o autor do Diálogo Críton, é possível atingir a verdade, o verdadeiro saber. No diálogo, abaixo reproduzido, Sócrates demonstra e convence Críton disso.Explique, de maneira contextualizada com o diálogo Críton e a filosofia de Platão, como isso (reconhecer a verade) é possível.

(Sócrates) - “Portanto, querido Críton, nãodevemos nos preocupar com aquilo que o povo venha a dizer, mas sim pelo que venha a dizer o único que conhece o justo e o injusto e este único juiz é a verdade.” (pag, 107)Sócrates mostra que o conhecimento do indivíduo, a sua maneira de agir e de pensar, são fundamentais para que cheguemos à compreensão das Leis e das Verdades.

Oprocesso dialético empregado, tanto por Sócrates quanto por Platão, mostra que através dos questionamentos, das perguntas e das dúvidas levantadas, é possível chegar aoconhecimento da verdade.

A utilização da maiêutica, fazendo surgir novas ideias complexas e reflexivas entre os interlocutores, possibilita a chegada e busca de consenso deresultados absorvidos e compreendidos pelas partes envolvidas. Este processo foi muito bem aplicado por Sócrates em sua dialética.

O convencimento de Críton se deu nas condiçõesacima citadas. Questionando-o e fazendo-o refletir, Sócrates consegue convencê-lo de suas ideias.

Platão entende que a razão é o meio de buscar a verdade e com esta pode-sechegar à justiça. Este entendimento também faz parte da Filosofia Socrática.

Autor da Resposta:

Oceano Salvador de Oliveira Júnior
Aluno de Direito FBV (1º Período)
tracking img