Conhecer as responsabilidades das unidades de atenção a saúde frente a um paciente com tubercoluse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CURSO DE ENFERMAGEM

Roberta Cruz dos Santos

Estudos Interdisciplinares da Família I

Santa Cruz do Sul
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa especificar e dar ênfase as Unidades de Atenção a Saúde, frente a um paciente com suspeita de tuberculose. Tendo em vista detalhar o passo a passo do paciente, desde o seu acolhimento, encaminhamento aexames, diagnóstico, medicamentos, adesão ao tratamento, consultas e evolução do caso. Neste caso toda a equipe de saúde, deve estar preparada prática-cientificamente para esclarecer todas as dúvidas do paciente e seus familiares e prestar os cuidados de enfermagem conforme a doença.

CONHECER AS RESPONSABILIDADES DAS UNIDADES DE ATENÇÃO A SAÚDE
A tuberculose é uma doença que se não tratada étransmitida para outras pessoas como se fosse uma gripe, causado pelo vírus Mycobacterium tuberculosis A transmissão ocorre pela tosse, espirro, fala onde os vírus se espalham e afetam pessoas do convívio familiar, do trabalho, escolas e etc.
A Vacina BCG é obrigatória e gratuita, fornecida nas Unidades de Atenção a Saúde, indicada para criança de 0 a 4 anos de idade. A população de risco datuberculose é: portadores de HIV, desnutridos, menores de 2 anos e maiores de 60 anos. Pacientes sintomáticos da doença, com tosse a mais de três semanas, febril e escarros devem procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de seu domicilio para realizar uma consulta médica. Conforme (CARDOSO-GONZALES, 2011, p. 25):
A partir de 2001, após a Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS SUS 01/2002) queestabeleceu a hierarquização da Saúde no país, a responsabilidade do controle da TB foi atribuída aos municípios, determinada como competência da Atenção Básica à Saúde em seus diferentes níveis - unidades de saúde e ambulatórios de referência. Assim, cabe aos municípios a organização da assistência aos doentes de TB e seus familiares.
Após ser realizada a consulta, acolhimento, exame físico e se oprofissional de saúde suspeitar de Tuberculose, a Unidade de Saúde solicita ao paciente um exame de bascilocópio urgente, e fornece ao paciente um pote de coleta de escarro para aquele momento da consulta (o paciente pode estar em jejum), e um segundo pote de coleta de escarro para ser feito no dia seguinte em seu domicilio ao acordar, o pote deve ser levado no mesmo dia da coleta para Unidade,onde ficarão armazenados em um refrigerador até o momento em que serão levados os dois potes para um Laboratório de Análise. Neste caso, os pedidos de baciloscopias são preenchidos no Livro de Registro de Sintomático Respiratório.
Em torno de dois dias o resultado do exame fica pronto, e o paciente deve retornar para consultar novamente no máximo de uma semana, onde será realizada uma anamnse bemdetalhada, medicamentos prescritos, forma de tratamento e teste de HIV. O laboratório que realiza a leitura das lâminas deve ser credenciado no LACEN-RS (Laboratório de Saúde Pública do Rio Grande do Sul), este deve entrar em contato com a Unidade de Saúde para dar o resultado do exame, independente de ser negativo ou positivo; se caso for positivo deve avisar também a Vigilância Epidemiológicado município.
Será Tuberculose se o paciente apresentar duas baciloscopia diretas positivas; duas baciloscopia diretas positivas e cultura positiva; uma baciloscopia direta positiva e imagem radiológica sugestiva de tuberculose; ou duas ou mais baciloscopias diretas negativas e cultura positiva.
Com o diagnóstico confirmado, o paciente realizará o tratamento por seis meses até estarcompletamente curado, não ocorrendo mais risco de transmissão para a população. Antes do tratamento o paciente, familiares e a Unidade de Saúde, assinam um Termo de Compromisso de Tratamento Bilateral, onde o paciente se compromete a realizar o tratamento corretamente e a Unidade se compromete a fornecer medicamentos e controlar evolução.
Logo após o diagnóstico positivo, o paciente integra no Sistema de...
tracking img