Conhecendo o pic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Programação – Daniel Corteletti – Aula 2 – Parte II

Página 1/4

ESTAÇÃO CUSCOPiC

– Conhecendo o ambiente de trabalho

Este documento visa descrever brevemente a estação didática CUSCOPiC.Ela foi desenvolvida com o intuito de minimizar custos e possibilitar ao aluno a montagem do próprio hardware de programação, facilitando o processo de aprendizagem através de uma atividadeinterdisciplinar e transdisciplinar. Trata-se de um projeto independente e livre desenvolvido por professores, alunos e entusiastas das áreas de sistemas embarcados.

Partes da estação CUSCOPiC: 1) Placaprincipal

Dá suporte a um microcontrolador PIC tipo PDIP de 28 ou 40 pinos. Costuma-se utilizar o microcontrolador PIC16F877A, devido aos recursos disponíveis, custo e material didático disponível.

Agravação é realizada através de um gravador paralelo integrado à placa principal. Este gravador é uma adaptação do conhecido gravador “Tait”, e utiliza a porta paralela do PC para enviar dados àmemória ROM do microcontrolador. Uma chave permite alternar entre o modo GRAVAÇÃO e o modo EXECUÇÃO.

Programação – Daniel Corteletti – Aula 2 – Parte II

Página 2/4

A placa também dispõe de umconector SERIAL (acima), que permite a comunicação do microcontrolador com outros dispositivos seriais, e que também pode permitir (mediante um procedimento chamado BOOTLOADER) a gravação através de umaporta serial real (RS232) ou emulada (conversor USB/SERIAL). A placa disponibiliza 8 entradas digitais (PORTD) de 0V / 5V, que podem ser ativadas por chaves tácteis ou por sensores externos ligadosaos conectores. (imagem abaixo)

Como saídas digitais, são disponibilizadas até 8 saídas a transistor (PORTC), incluindo a possibilidade de até dois canais PWM. A estação também conta com 2 reléscontroláveis (E0 e E1) além de uma saída sonora (BUZZER, ligado ao pino E2).

Programação – Daniel Corteletti – Aula 2 – Parte II

Página 3/4

As entradas analógicas estão disponíveis através de...
tracking img