Conhecendo um unico deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 1: O DEUS VERDADEIRO

Culto 1: Deus é único

Base Bíblica: 1 Reis 18: 1-39

Versículo de apoio: Êxodo 20: 3-5

Objetivo: Levar a criança a entender a concepção do único Deus verdadeiro e crer nEle.

Conhecendo melhor o assunto
TRINDADE – “É a união de três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, em uma só Divindade. As três são distintas, iguais e, por conseqüência,co-eternos e consubstanciais em uma só e individual natureza. Cada uma das pessoas é Deus e no entanto só há um Deus”. As três pessoas são únicas, mas com funções diferentes: O Pai planejou, o Filho executou e o Espírito aplica.

Confira nos textos Bíblicos: Gn: 1:26; Mt 28:19; 1 Co 12:4-6; 2 Co 13:13; Ef 2:18; Ap 1:4-6
OBS.: Incentive a criança a ler a Bíblia

Organizando o culto(Providenciar o material didático a ser utilizado durante a semana)

❖ MOMENTO DEVOCIONAL
- Boas vindas
- Oração inicial
- Louvores
- Texto bíblico (Leitura sugestiva – Deut. 6:1-9)

❖ RECURSOS PEDAGÓGICOS
- Vídeos
- Gravuras
- Maquetes
- Cartazes
- Fantoches
- Peças teatrais

❖CARTAZES (opcional)

“Eu Sou o primeiro e Eu Sou o último, e além de mim não há Deus”
Isaías 44:6b

❖ APRESENTANDO A MENSAGEM

I - O profeta Elias

O povo de Deus chamado Israel, deveria adorar somente ao Deus Único e Verdadeiro, mas estava desobedecendo e adorando o deus Baal. Eles estavam pecando, ou seja, desagradando a Deus.Mas existia um profeta que adorava somente ao Deus Verdadeiro, seu nome era Elias.
Elias não estava nada contente com o povo, então foi falar com o rei Acabe e pediu que todos fossem ao Monte Carmelo inclusive os profetas do deus falso Baal.
O rei Acabe mandou mensageiros avisar a todas as pessoas que deveriam ir ao monte Carmelo, e todos foram para lá.
‘Então Elias disse ao povo: “Só eufiquei dos profetas do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens”.
Já pensou um profeta contra quatrocentos e cinqüenta homens? Será que Elias ficou com medo? Elias não ficou com medo, porque confiava no Deus Único e Verdadeiro.

II - Adorar a ídolos é pecado

Elias pediu que trouxessem dois novilhos (bois novos). Depois disse para os profetas falsos escolherem um dosbois, mata-lo, dividi-lo em pedaços e distribui-lo sobre a lenha, mas não colocar fogo.
Elias disse para os profetas de Baal: “Vocês vão orar ao deus e eu orarei ao meu Deus. O deus que responder mandando fogo, esse é o Deus verdadeiro”. O povo concordou com aquele desafio. Os profetas de Baal fizeram como Elias havia dito, mantaram o novilho, colocaram os pedaços em cima da lenha e começaram apedir que Baal mandasse fogo. Eles ficaram pedindo desde a manhã até ao meio-dia, e nada acontecia. Gritaram por Baal até se machucaram com faca. Que coisa horrível!! E nada de vir o fogo!

III – Adorar só o Deus verdadeiro

Então Elias chamou o povo, arrumou o altar, a lenha, o novilho cortado em pedaços sobre a lenha. Depois fez uma valeta em volta do altar e jogou água sobre o altarmolhando o novilho, a lenha as pedras, até a valeta. Então, orou dizendo: “Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus...” (1Reis 18:37a). Assim que Elias acabou de orar, Deus mandou fogo do céu que queimou o novilho, a lenha, o altar, a terra e secou a água que estava na valeta. As pessoas viram o poder do Único e Verdadeiro Deus, caíram de rosto em terra edisseram: O Senhor é Deus! (1Rs 18:39)
Que coisa maravilhosa! O Senhor ouviu a oração de Elias, mandou fogo e as pessoas reconheceram o verdadeiro pecado.

❖ APLICANDO O PLANO DE SALVAÇÃO

Ainda hoje muitas pessoas que acreditam em outros deuses ou santos. Alguns colocaram um artista ou um jogador de futebol em primeiro lugar na sua vida, ao invés de adorarem o Deus Único e...
tracking img