Conhecendo jesus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Você Realmente Sabe
Quem Foi Yeshua?

Parte I
Yeshua, o Judeu

I.1 - INTRODUÇÃO
Se alguém te perguntar quem é Paul McCartney você saberia responder?
Creio que a grande maioria saberia dizer que era um dos integrantes dos Beatles. Outros lembrariam que ele mora na Inglaterra, outros ainda que ele foi casado com Linda McCartney. A grande maioria das pessoas pouco sabe sobre osdetalhes da vida dele. Mas, se você perguntasse isto a um membro de um fã-clube dos Beatles? Você provavelmente esperaria que eles conhecessem muitas coisas a respeito do Paul McCartney.
Agora, se alguém te perguntasse o que você sabe sobre quem foi Yeshua? Como ele viveu? A que grupos sociais ele pertencia? Entre outras… Infelizmente, a realidade é que muitos dos que se dizem seguidores dele mal oconhecem! E você, realmente sabe quem foi Yeshua? Esta série de artigos tem por objetivo justamente isto: contar um pouco mais sobre Yeshua e a vida que ele levava.

I.2 – PODEMOS CUSTOMIZAR O MESSIAS?
Uma das grandes mentiras que a "Nova Era" propaga entre os povos é a idéia de que D-us pode ser do jeito que você desejar que Ele. É como um verdadeiro supermercado espiritual onde as pessoasescolhem aquilo no que crer. Infelizmente, muitos dos ditos seguidores de Yeshua fazem o mesmo com ele, às vezes até mesmo sem perceber. O Yeshua que é apresentado nos Evangelhos não é uma pessoa mística que se enquadra a qualquer gosto. Yeshua nasceu, cresceu, viveu e pregou entre judeus.
Fez discípulos judeus, que o descreveram nos livros do B'rit Chadashah (Novo Testamento) dentro de uma óticajudaica. Se o removemos de Seu contexto judaico, jamais o entenderemos de fato.
O movimento iniciado por Yeshua cresceu tanto que hoje é encontrado em cada tribo e nação do planeta. Tal fé rompeu todas as barreiras culturais e sociais. Em Yeshua, a mensagem de D-us é para todos, a salvação é para todos, e não há divisões étnicas ou barreiras raciais.
Contudo, o centro da fé bíblica é Yeshua, eYeshua é um judeu.

I.3 – O NASCIMENTO DE UM JUDEU CHAMADO YESHUA
Ele nasceu de uma mãe judia, e pertenceu a uma típica família judaica.
Como todo filho homem judeu, fez o seu B'rit Milá, ou seja, foi circuncidado ao oitavo dia. De acordo com a tradição judaica, recebeu o seu nome no dia em que foi circuncidado, como os judeus o fazem até hoje. Ele recebeu o nome de Yeshua. O nome foi dadoporque Yeshua significa "salvação". Yeshua recebeu a missão de salvar o Seu povo de todos os seus pecados. Pergunta: Yeshua falhou em tal missão? Espero que ninguém responda que sim! Se Yeshua não falhou, porque ainda há pessoas que insistem em dizer que os judeus não serão salvos? O povo de Yeshua descende de Avraham (Abraão), Itschak (Isaque) e Ya'akov(Jacó). O povo de Yeshua é o povo judeu.I.4 – A VIDA COMUNITÁRIA DE YESHUA
Yeshua foi criado como judeu numa comunidade que seria equivalente ao
que é hoje uma comunidade judaico-ortodoxa. Você conhece uma comunidade judaico-ortodoxa? Não? Sem ao menos sabermos como é, jamais entenderemos a Yeshua plenamente.
Natseret (Nazaré), cidade onde Ele cresceu, foi fundada pelos descendentes do Rei David, e ficava na Galiléia, uma regiãototalmente judaica. Você conhece a história da Galiléia, berço de nosso Salvador? Pois é, pouco se conta nas igrejas que a Galiléia era um dos maiores centros de estudos judaicos de Israel naquela época. Yeshua não simplesmente "nasceu sabendo" tudo o que ele sabia. Lembre-se de que Ele se desfez de Sua glória para se tornar humano. Não foi por acaso que o Pai o colocou naquele local. Yeshuaaprendeu de perto com alguns dos maiores rabinos daquela época. Você sabia que muitos de seus ensinamentos são citações de tais rabinos? Pois é, caro leitura, como você pode ver, sem conhecermos o trabalho de tal rabino, como compreender a educação que teve nosso Messias? Yeshua foi educado como um parush (fariseu).
Certamente que tal educação influenciou suas disputas teológicas com algumas escolas...
tracking img