Congresso da virada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRAVO, Maria Inês Souza. O significado político e profissional do Congresso da Virada para o Serviço Social brasileiro. In: Serviço Social e Sociedade. O Congresso da Virada e os 30 anos da Revista.São Paulo, n.100, 2009. p.679-708.


Bravo (2009) afirma que até 1960 o Serviço Social volta-se, prioritariamente, para os interesses das classes dominantes, não apresentando, até o período,questionamentos relacionados à direção social da profissão. O surgimento de críticas a esta posição não aparece de forma isolada e nem se restringe a um único país, repercutindo em toda a América Latina,principalmente em 1965.
O processo de questionamento e elaboração de novas propostas contrárias ao conservadorismo profissional do Serviço Social se inicia em 1960, e tem maior visibilidade apartir de 1965, com o Movimento de Reconceituação na América-latina (BRAVO, 2009).
O surgimento do Movimento de Reconceituação expressou um amplo questionamento da profissão, consistindo na“[...] busca de construção de um Serviço Social latino-americano com recusa da importação rigorosa de teorias e métodos alheios à nossa história e na afirmação do compromisso com as lutas dos oprimidos”(BRAVO, 2009, p.682).
No Brasil, o processo de crítica se iniciou tardiamente, após o período da Ditadura Militar.
Em 1979, ocorre o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS),conhecido como o “Congresso da Virada”, por ser considerado um marco para o rompimento com o conservadorismo.
No período de 1993 a 1996, a Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social (ABESS),juntamente com um significativo número de unidades de ensino do país e docentes, vai liderar um amplo movimento que tinha como objetivo a elaboração de novas diretrizes curriculares para o Serviço Social.Tal proposta tinha como aspectos centrais: “[...] considerar a questão social como foco central da formação profissional; acompanhar os processos que produzem e reproduzem a questão social, ou...
tracking img