Conglomerado kodak

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PSCICOLOGIA SOBRE O CONGLOMERADO KODAK
ANÁLISE COGNITIVISTA
Em relação à análise cognitiva, na qual se refere à tomada de decisão como algo relacionado à percepção, e que tal percepção é diferente de pessoa para pessoa devido a suas experiências, fará com que as pessoas ajam de formas diferentes. No caso Kodak, Eastman tem um perfil que influencia diretamente nas suas tomadas dedecisão. O medo de inovar afetou diretamente no desenvolvimento da empresa, pois para uma empresa é de extrema importância estar sempre inovando ao atingir o seu estágio de maturidade, o que aconteceu não com a Kodak, ela cresceu e chegou a um estágio no qual seria necessário renovar para manter-se, e mesmo com a tecnologia da máquina digital (inovação), seus gestores preferiram não colocá-la nomercado, seu maior erro. A concorrência, que anteriormente não afetava o rendimento da empresa, pois a Kodak obtinha um destaque no mercado fotográfico, ao introduzir a tecnologia da máquina digital ao mercado, arrancou na frente deixando a top do mercado para trás. Além do medo de inovar, algo que pode ser levado em consideração são os objetivos pessoais, do Eastman no momento da decisão, talvezseu objetivo fosse o de manter os filmes fotográficos por ser algo revolucionário que trouxe a fotografia disponível à população, por ter vínculos afetivos com a empresa, impediu a tomada de decisão.
Também partindo da mesma análise, tem-se a parte do marketing da empresa, relacionando a visão como principal sentido usado. A publicidade da empresa era feita pelo próprio dono, o que mostra acentralização da empresa, a confiança em si mesmo ao fazer o trabalho. Com uma dimensão tão grande, contratar pessoas especializadas para realizar essas funções seria de extrema importância, para que assim seu gestor se preocupasse com aspectos administrativos da empresa, e não tomar seu tempo realizando tarefas técnicas. Eastman além de não saber organizar o seu tempo, uma das característicasnecessárias para um bom administrador, não soube tomar as decisões corretas.

ANÁLISE EVOLUCIONISTA
Em relação á análise evolucionista pode-se dizer que a falência da empresa Kodak foi decretada, pois a empresa não pode se adaptar ao mercado competitivo. A psicologia evolucionista, mescla o estudo biológico de Darwin com a abordagem cognitivista, resultando no estudo do desenvolvimento da mente.Relacionando tal análise com as empresas podemos destacar algumas questões importantes para analisar o caso KODAK: processo decisório e adaptação evolutiva.
Pelo estado de concordata se conclui que não houve adaptação evolutiva por parte da empresa, uma vez que se foi decretada a falência, o fato da empresa não ter se adaptado ao mercado tecnológico de câmeras digitais e de não ter se antecipado emrelação as demais fez com que a sua tecnologia de filmes se torna-se obsoleta, assim não tendo mais um mercado consumidor. O processo decisório neste caso também não foi eficiente, pois a má organização, e má distribuição de tarefas fez com que o desenvolvimento da empresa se torna negativo, a tecnologia digital da empresa mal aproveitada também acarretou uma série de problemas, já que outrascompanhias estavam desenvolvendo melhores tecnologias na área. A decisão de retirar a sua marca do mercado da saúde médica provavelmente também não tenha sido uma decisão, pois estava trazendo um bom retorno financeiro e de marketing externo para a empresa. A posição da empresa se manter inerte, e não inovar mesmo sendo líder de mercado não foi uma decisão inteligente, uma vez que não era necessárioesperar quebrar a empresa para tentar inovar, por que neste momento a empresa já não tem mais capital para investir.

ESTUDO DE CASO – PLANO DE AÇÃO

Hoje em dia, com a evolução tecnológica, as organizações que não se adaptam deixam de ser exclusivas e perdem a preferência. Esse foi o caso observado na empresa Kodak, que ao se recusar que estava ultrapassada, acabou assinando uma concordata...
tracking img