Conforto termico de ovinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O Brasil possui 2/3 (dois terços) do seu território localizados na faixa tropical, ou seja, apresenta altas temperaturas e umidade durante o ano.
Ao estudar a importância do clima tropical sobre o comportamento, bem-estar, produção e reprodução animal, deve-se, também, conhecer a influência direta e/ou indireta dos elementos climáticos sobre o clima e os animais.
Os elementosclimáticos como temperatura do ar, umidade relativa, radiação solar e velocidade do vento irão influenciar na zona de conforto térmico dos ovinos, conseqüentemente no bem-estar, comportamento, consumo, produção e reprodução.
A exploração agropecuária da região Nordeste do Brasil e amplamente afetada por fatores climáticos, dentre os quais, a temperatura e a umidade do ar afetam diretamente os animais.Os ovinos, assim como outros mamíferos e aves, são homeotérmicos, ou seja, são animais que têm a capacidade de controlar, dentro de uma estreita margem, a temperatura corporal. Este mecanismo, entretanto, é eficiente quando a temperatura ambiente está dentro de certos limites, o que demonstra a importância de se manter as instalações com temperaturas ambientais próximas às das condições deconforto.

ÍNDICE DE CONFORTO TÉRMICO PARA OVINOS

O Brasil possui um efetivo em torno de 8,7 milhões de cabeças de ovinos, dos quais 90% se encontram na região Nordeste, formado principalmente de animais tipo nativo e sem raça definida (SRD), de notável rusticidade e baixa produtividade. Apesar do reconhecido valor socioeconômico da ovinocultura para o nordeste brasileiro, a maior parte dosanimais criados nesta região apresenta baixos índices de desempenho produtivo, com peso vivo aos 100 dias, de 8 kg, e peso médio da carcaça de machos com 1 ano de 10 kg, fêmeas apresentando 80% de parição (partos ao ano por matriz) e prolificidade de 1,3 crias por parto.
A zona de conforto térmico é sugestiva e, conseqüentemente, irá variar de acordo com a raça; sexo; categoria animal; estadofisiológico; adaptabilidade; elementos climáticos atuantes na região, bem como localização, estrutura, cobertura e altura das instalações zootécnicas que abrigam os animais.
Para identificar provável desconforto, a temperatura retal é uma boa indicadora da temperatura corporal. A temperatura retal média de ovinos adultos varia de 38,5 a 39,5 ºC. Outro parâmetro importante a ser acompanhado é a freqüênciarespiratória, que o normal está em 32 movimentos por minuto.
Tanto a temperatura retal quanto a freqüência respiratória são fáceis de serem avaliadas nas propriedades, bastando apenas atenção na mensuração:

a) Temperatura retal: Uso de um termômetro digital humano ou veterinário colocado no reto numa profundidade de 5 (cinco) cm durante 2 minutos.

b) Freqüência respiratória: Contagem dosmovimentos respiratórios (inspiração e expiração) no flanco dos animais durante 15 (quinze) segundos e multiplicar por 4 (quatro) para obter movimentos/minuto.
Além de se preocupar com a alimentação e sanidade dos ovinos, é importantíssimo e inadiável avaliar seu bem-estar e sua adaptabilidade ao clima tropical, ainda mais agora com previsto aquecimento global que poderá influenciar diretamente eindiretamente toda a cadeia de produção animal.

O sucesso da exploração ovina em altas temperaturas dependerá das ações realizadas agora, ou seja, é preciso:
- conhecer o comportamento normal e sob estresse por calor dos animais;

- modificar as instalações para facilitar dissipação de calor, ventilação e diminuição da radiação solar.
- selecionar os animais mais adaptados e produtivos àsaltas temperaturas.
Dentro da zona de sobrevivência dos animais existem: Zona de termoneutralidade (conforto), zona de hipotermia (estresse por frio) e zona de hipertermia (estresse por calor).
a) Zona de termoneutralidade: Corresponde aos limites de temperaturas em que não há mobilização de recursos termorreguladores para ajuste de condições ambientais;
b) Zona de hipotermia: Corresponde aos...
tracking img