Conformacao mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTAMPAGEM:


Por estampagem entende-se o processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem a frio. Emprega-se a estampagem de chapas para fabricarem-se peças com paredes finas feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas. As operações de estampagem podem ser resumidas em três básicas:
• Corte;
• Dobramento;
•Repuxo.














A estampagem da chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação, ou combinada. Com a ajuda da estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas. Devido às suas características este processo de fabricação é apropriado, preferencialmente, para as grandes séries depeças, obtendo-se grandes vantagens, tais como:
• Alta produção;
• Reduzido custo por peça;
• Acabamento bom, não necessitando processos posteriores;
• Maior resistência da peça devido a conformação, que causa encruamento no material;
• Baixo custo de controle de qualidade devido a uniformidade da produção e a facilidade para detectar desvios.


Como principaldesvantagem deste processo, podemos destacar o alto custo do ferramental, que só pode ser amortizado se a quantidade de peças a produzir for elevada.

Enquanto as estampagens em corte e dobramento são realizadas a frio, a profunda pode eventualmente ser a quente, dependendo da necessidade. A estampagem da chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação, ou combinada. Com a ajudada estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas. Devido às suas características este processo de fabricação é apropriado, preferencialmente, para as grandes séries de peças, obtendo-se grandes vantagens, tais como: produção em série, custo baixo das peças, bom acabamento sem necessidade de posterior processo deusinagem, peças com grande resistência e o custo baixo do controle de qualidade devido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios. Como principal desvantagem deste processo, podemos destacar o alto custo do ferramental, que só pode ser amortizado se a quantidade de peças a produzir for elevada.


Corte






O processo de estampagem por corte é usado naobtenção de formas geométricas em chapas por meio de uma ferramenta de corte, ou punção de corte, por intermédio de uma prensa exercendo pressão na chapa apoiada numa matriz. No momento em que o punção penetra na matriz converte o esforço de compressão em esforço de cisalhamento ocasionando o corte [d de diâmetro do punção e s de espessura da chapa ]. Em chapas de aço temperado a relação s/d temcomo valor máximo 1,2 o que significa que a espessura da chapa tem que ser menor ou igual ao diâmetro do punção. As figuras geométricas obtidas pelo corte podem ser usadas posteriormente na estampagem profunda.


O punção deve ter a secção conforme o contorno da peça desejada, do mesmo modo, a cavidade da matriz. É de extrema importância identificar o valor da folga entre o punção e amatriz, a qual depende da espessura da chapa a ser submetida e do tipo de material, duro ou mole. Quanto menor a espessura da chapa e o diâmetro do punção, menor a folga; e virce-e-versa. Usando a equação Q =p x e x c podemos descobrir o esforço de corte. Sendo: Q: esforço de corte, ou cisalhamento; p: perímetro da figura; e: espessura da chapa; c: resistência ao cisalhamento do material. Sendo c =0,75de t. t: resistência a tração do material. Ex.:Qual o esforço de cisalhamento num aço de 2mm de espessura, a fim de se ter uma figura com 4 cm e com resistência a tensão de 60kg/mm ?Q =p x e x 0,75 x t Q =4 x 2 x 0,75 x 60 =360kg ou 0,36t.


Peças obtidas por corte

Peças de computador, componentes de celular, gabinetes de CPU, componentes de televisões, componentes de cd player,...
tracking img