Conflitualidade e violencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conflitualidade e violência: reflexões sobre anomia na contemporaneidade
Sérgio Adorno
Artigo publicado na Revista de Sociologia da USP, Tempo Social, em 1998, pelo Dr. Sergio Franca Adorno deAbreu especializado na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social e conflitossociais.
No artigo em questão o autor tenta, de forma esmiuçada, falar sobre como o crime organizado conseguiu embrenhar-se no cerne da sociedade, em particular o narcotráfico, que segundo Adorno seriauma das modalidades mais emblemáticas de produção de violência no mundo contemporâneo. Partindo de uma análise do ensaio de Ralph Dahrendorf, Law and Order (1985), sobre o declínio das leis e da ordempública da sociedade contemporânea, Adorno tenta argumentar contrariando o que diz Dahrendorf apoiando-se na ideia de que é o modo como os indivíduos governam a si e aos outros, que parecem motivartodo tipo de transformação radical na ordem pública.
O trabalho inicia com o que chamou mais atenção de Adorno na obra de Dahrendorf, o tema que predomina na obra, qual seja, a erosão da lei e daautoridade, onde é feita a generalização de uma sensação de insegurança e temor diante da crescente criminalidade contemporânea. Em poucas palavras entendeu-se que foi em virtude de as lutas entre aclasse operária e o empresariado capitalista, do fim do século XVIII e início do século XIX, não mais serem por motivo de escassez de recursos dentro das limitações da sociedade e passarem a ser motivadaspelos interesses políticos de poder, nas figuras da lei e da ordem. Em outras palavras as lutas ficaram focadas em torno da desigualdade de poder e de autoridade. Seria ai o berço da anomia dasociedade contemporânea, caracterizada pela desintegração das normas que regem as condutas dos homens e asseguram a ordem social, que é evidenciada pela incapacidade do Estado de cuidar da segurança dos...
tracking img