Conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
administracao de conflitos

Conflitos têm as mais diferentes origens. O mais comum decorre do fato das pessoas terem perspectivas distintas em relação à visão, decisões, alocação de recursos ecoisas do gênero. Às vezes, acontece por não se ter entendido o ponto de vista da outra pessoa.
O método conciliatório não significa fugir da solução – saindo de perto ou negando-a –, tentar se protegerou brigar pela sua posição, porém aprender a gerenciá-lo, adotando uma posição de equilíbrio, ouvindo e aprendendo, arbitrando e resolvendo.
A verdade é que muitas pessoas vêem o mundo de formadiferente, por razões culturais, educacionais, costumes e outras tantas que interferem numa uniformidade de pensamento. Há os que manifestam posição ou entendimento; outros ficam calados, contudo com ummenor envolvimento e compromisso.
Há quem diga que os conflitos são bons. Acordam as pessoas no sentido da não conformidade absoluta e que têm que valorizar as diferenças, abrir seus horizontes,expandir sua visão e resolver o problema.
Certo fica também que se pode encontrar uma solução mutuamente aceitável. Se a proposta for calcada em honestidade e respeito, pode haver flexibilidade eaqueles em desacordo abandonarem suas posições, algo que passe do compromisso à colaboração, logo mais à sinergia.
Merece consideração o comportamento confiante. Atrai os simpatizantes na mesma moeda.Chega ao princípio da reciprocidade social “o que você recebe de volta é o que você dá aos outros”, ou de forma mais singular “o que vai volta”.
De toda sorte alguém precisa ter a iniciativa. O fatode relevância é de que cada um vê sua verdade como a verdadeira e, se não houver alguma flexibilidade, cairemos na máxima do professor Covey. Touro Sentado, o famoso chefe indígena – e quem não conhece– ensina: “primeiro, ofereça ao seu oponente o cachimbo da paz”. O consenso e a sinergia para se tornarem fato precisam de cooperação em vez de competição.
Sabemos que alguns conflitos certamente...
tracking img