Conflitos religiosos no mundo atual (judeus x mulçumanos)

Colégio Estadual Augusto Meyer – Esteio – RS

Conflitos religiosos
Do
Mundo atual
Titulo escolhido: Palestina (Judeus e Mulçumanos)

Nome: Thainá Carolini Peluffo
Turma: 205
Professora: Gelsa
Matéria: História

Maio/2012

Indíce

Introdução 3
Judeus e Muçulmanos 4
O Islamismo 5
O Judaísmo 6
Judeus e muçulmanos: Um antigo problema atual 7Judeus e muçulmanos: Conflito terrorial ou religioso? 8
Conclusão 9
Anexos 10
Bibliografia 11
Formatação do trabalho 12

Introdução

Atualmente a maior causa de guerras e conflitos são por causa do assunto religioso. A cada dia isso vem tomando conta dos assuntos da mídia, livros e até filmes. Professores tem sido procurados pela mídia paraesclarecer os conflitos religiosos. Atráves dessa observação, irei fazer meu trabalho científico sobre conflitos religiosos, no qual escolhi o tema: Palestina (Judeus e Mulçumanos).

3

Judeus e Mulçumanos
Como sabemos, o confronto entre judeus e muçulmanos adquiriu maior expressão com a criação do Estado de Israel logo depois da Segunda Guerra Mundial. Muçulmanos de todo o mundo nunca conseguiramdigerir o que aconteceu ao povo palestino (composto na sua maioria por árabes muçulmanos, mas com uma importante minoria árabe-cristã) que vivia na região há muitos séculos e que, de um momento para outro, se viu destituído de suas casas, propriedades, trabalhos, etc., como consequência da chegada dos judeus, apoiados pelas principais potencias da época. Em qualquer conversa com muçulmanos sobre asituação atual do Oriente Médio, é quase impossível que este acontecimento não seja citado. Obviamente tanto judeus como muçulmanos possuem os seus argumentos, uns mais válidos que outros. Para entender melhor, vamos falar um pouco sobre as duas religiões.

4

O Islamismo
O Islã, ou islamismo é a segunda maior religião do mundo. Monoteísta, crença em um Deus único, surgiu na Península Arábicano século VII, baseada nos ensinamentos do profeta Maomé (Muhammad) e nas escrituras sagradas do Alcorão, ou Corão. Muçulmanos são os seguidores do islã.
O islã prega 6 crenças principais:
1. crença em Alá, deus único existente.
2. crença nos anjos criados por Alá
3. crença nos livros sagrados, Torá, Salmos, Evangelho e Alcorão, o principal e mais completo, que contem coletâneas dosensinamentos revelados por Alá ao profeta Maomé.
4. crença em vários profetas enviados a humaninade para ajudar.
5. crença no juízo final
6. crença na predestinação, alá sade de tudo e decide o destino de cada pessoa.
Qualquer similiridade com o cristianismo não é mera casualidade!! Ambas religiões tem a mesma origem, Adão, Abraão e assim vai. Os cristão tem a bíblia como livro sagrado, o profetaprincipal é Jesus, Deus é único e todo poderoso, também há o dia do juízo que define para onde as almas vão levando em consideração as ações em vida.

5

O Judaísmo
O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Seu desenvolvimento ocorreu de forma conjunta ao da civilização hebraica, atravésde Moisés, Davi, Salomão etc., sendo que foram esses dois últimos os reis que construíram o primeiro templo em Jerusalém.
Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamentepor Deus. Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração a ídolos e imagens.
Os cultos são realizados em templos denominados sinagogas. Os homens usam uma pequena touca, denominada kippa, como forma de respeito para com Deus. Os principais rituais são a circuncisão, realizada em meninos com 8 dias de vida, representando a marca da aliança entre...
tracking img