Conflitos organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Atualmente as mudanças e a competitividade constantes dentro das organizações é algo constante, e a qualidade de vida no trabalho está sendo uma preocupação cada vez mais crescente. A manutenção das organizações neste mercado competitivo é tarefa contínua e precisa ser atualizada a cada dia. Assim, diante de um cenário cada vez mais competitivo e clientes exigentes, a Qualidadede Vida do Trabalho ganha importância dentro das organizações, integrando a cultura organizacional e práticas de uma boa gestão, tornando-se, uma vantagem competitiva.
Ao se falar em qualidade de vida no trabalho está se falando sobre a percepção que o indivíduo tem das suas condições físicas de trabalho, da qualidade das relações sociais, das possibilidades de desenvolvimento e do espaçopara crescimento e progresso profissional dentro da organização.
Esta proposta de pesquisa trata de investigar a situação e fatores determinantes da QVT do corpo docente de uma Faculdade de Ensino Superior (FES) na cidade de Porto Velho. Enfatizando que o exercício da docência é, porém complexo, e diante das rápidas mudanças e grande competitividade, o professor deve está sempre atualizado, e terboas práticas de relacionamentos. Sabe-se que o universo acadêmico é bem vasto com relação aos discentes, o docente depara com diversas situações em sala de aula, e ainda pode ocorrer falta de material didático, equipamentos para realização de atividades em sala de aula, e outros fatores que consequentemente levam à desmotivação e ao estresse, acarretando a má qualidade de vida profissional.

2PROBLEMÁTICA
Quais as condições ideais de qualidade de vida no trabalho para os docentes de uma Faculdade de Ensino Superior, localizada no município de Porto Velho/RO?

3 HIPÓTESES
A Qualidade de Vida no trabalho dos docentes determina a eficiência, as atitudes e o comportamento dos docentes dentro de uma organização. A sensação de bem-estar, sua eficácia e todo o seudesenvolvimento são quase sempre determinados pelas atitudes em relação à vida, isto é, como o indivíduo se vê como vê as pessoas ao seu redor e os diferentes aspectos da vida. A melhoria das condições de trabalho através de benefícios, a valorização do trabalho, bons salários são determinantes para o desempenho dos mesmos. Lembrando que é impossível valorizar o homem sem valorizar o profissional.

4OBJETIVOS
4.1 GERAL
Identificar quais são as condições de QVT encontradas na FES em estudo e como estas interferem na produção docente em sala de aula.

4.2 ESPECÍFICOS
• Identificar o nível de satisfação com o trabalho executado;
• Verificar a situação da Qualidade de Vida (remuneração, condições de trabalho, remuneração e oportunidade de crescimento);
• Analisar o relacionamentohumano da organização.

5 JUSTIFICATIVA
O estudo pretende demonstrar a importância da Qualidade de Vida no Trabalho de uma FES, e como está a influencia no desempenho das atividades dentro da empresa, e na prestação de serviços.
Mesmo com a globalização e toda a informação existente, ainda existem empresas que não visam à qualidade de vida de seus funcionários, e não sabem estasque estão perdendo lugar no mercado de trabalho, pois além de terem colaboradores insatisfeitos e desmotivados, elas contribuem para seu próprio fracasso empresarial. É sabido que o colaborador que se sente bem em seu ambiente de trabalho e tem prazer nas atividades desempenhadas, aumenta a produtividade e consequentemente leva a organização a gerar mais lucros e a ser referencia no mercadoempresarial. Mas para isso, a gestão de recursos humanos deve visar programas de qualidade de vida para seus funcionários, e ainda promover higiene, segurança do trabalho e bem-estar dos talentos humanos que dão vida à empresa, pois equipamentos, móveis e paredes não têm vida própria.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

6.1 Origens e Evoluções da Qualidade de Vida no Trabalho
Com a Revolução Industrial, a...
tracking img