Conflitos no oriente médio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os conflitos no Egito começaram na primeira semana de fevereiro, motivados pela revolta a Tunísia. No Egito a população estava descontente devido a pobreza e o desemprego no país, a população já infeliz devido a ditadura imposta por Hosni Mubarak, sua repressão, corrupção e possíveis fraudes eleitorais.
Todos esses conflitos têm reflexos em todo o mundo, tanto politicamente quantoeconomicamente, pois os regimes políticos começam a ser discutidos em todo o mundo, e as relações comerciais também são afetadas. Sendo assim o mundo está em alerta com o que vem acontecendo, o Brasil não é diferente e também sofre com esses acontecimentos, e deve estar preparado para as conseqüências.
É a partir daí que vamos abordar a relação entre Brasil e Egito, e também com alguns outrospaíses do Oriente Médio. Os reflexos vistos no Brasil depois da crise, quais os impactos sofridos nas relações comercias entre os países, e o impacto para as cooperativas dentro desses acontecimentos.

1. OS CONFLITOS NO ORIENTE MEDIO

A revolta do povo egípcio se deu por conta de anos de ditadura, a falta de igualdade social, distribuição de renda e emprego. Pode-se somar a isso o fato de que amaioria dos jovens do Egito não tinha oportunidades de emprego, acesso a educação em nível superior, sendo assim ficavam marginalizados.
Todas essas situações levaram a explosão da revolta do povo, uma das principais ferramentas para que se disseminar as informações dos protestos foram as redes sociais, com um alcance impressionante a internet provocou uma revolução na maneira de protestar, poisali eram discutidas as idéias e as decisões eram tomadas, de onde e quando os protestos seriam feitos, mobilizando milhares e milhares de pessoas.
A repressão por parte do governo do ditador Mubarak foi grande, mais a revolta popular era intensa, e com manifestações diárias, conflitos com as tropas do governo e a morte de vários manifestantes, chegou-se a um nível insuportável para o governo.Vários países legitimaram a revolta do povo egípcio, pressionando o governo a sair do poder, e dando uma voz ainda maior a população.
Dentro de todo esse cenário desfavorável, Hosni Mubarak, após 30 anos de poder e ditadura sofreu um golpe militar e foi destituído do poder pelos militares, depois de 3 semanas de protesto nas ruas, terminava ali um regime autoritário e com a vitória do povo.
Todo esseconflito no Egito desencadeou uma série de revoltas dentro do mundo árabe, em vários países se iniciaram revoltas, o povo também saiu as ruas para protestar contra seus ditadores, seguindo o exemplo da Tunísia, que antes do Egito já tinham se revoltado contra o ditador Zine Al Abidine Ben Ali, que não suportou a pressão e renunciou ao governo.

2. OS IMPACTOS GLOBAIS DECORRENTES DOSCONFLITOS NO ORIENTE MEDIO

A economia mundial sofre com aumento no valor do barril do petróleo, ocasionados pelos conflitos no Oriente Médio, na região se encontra 56,6% de todas as reversas de petróleo no mundo (conforme gráfico abaixo), devidos esses conflitos o barril de petróleo de 158,9 litros sofreu o maior aumento de preço chegando a U$ 114,00, o maior aumento dos últimos 40 anos, valor esseque ainda pode variar, devido o aumento do risco de investimentos nesta região, e o conflito na Líbia, país dono da oitava maior reserva de petróleo do mundo que ameaça preço dos combustíveis, outro fator que pode afetar o valor do petróleo é que o Egito possui o controle do Canal de Suez, por onde transitam cerca de 40 mil embarcações por ano transportando o precioso petróleo do golfo pérsico,mesmo o Egito conseguindo derrubar seu ditador, e passando o governo para os militares, a região ainda é considerada instável.

Fonte : Revista Veja. 02 de março de 2011. Pg. 85.
A região do Oriente médio é responsável por grande parte da produção do petróleo no mundo. Conflitos nesta região tão importante neste setor traz a incerteza em relação à oferta do petróleo, isso reflete em seu...
tracking img