INTRODUÇÃO


Os conflitos no Oriente Médio têm diferentes motivos. O principal deles é o território: israelenses e palestinos lutam para assegurar terras sobre as quais, segundo eles, têmdireito milenar. Outra questão é a cultural e a imposição de valores ocidentais às milenares tradições orientais. Pode-se ainda mencionar o fator econômico - talvez o principal: países ricos capitalistase a mais rica região petrolífera do planeta.
As brigas perduram há séculos. Expulsos da Palestina pelos romanos já no século I d.C., os judeus têm o sonho de retornar à "Terra Prometida",enfrentando todo tipo de discriminação e perseguição. Mas, o território, durante sua ausência, foi ocupado por outros povos que, igualmente, sentem-se no direito de nele permanecer.
Em 14 de maio de1948, uma resolução da ONU dividiu o território da Palestina entre árabes e judeus, criando o Estado de Israel.
Todos os regimes árabes da época rejeitaram a criação de Israel, e prometeram destruiro novo Estado judeu. Era o começo do conflito que já dura mais de 50 anos.
















































1. ORIGEM DOS CONFLITOSCom o fim da Primeira Guerra Mundial e a vitória sobre o Império Otomano, os britânicos passaram a controlar a região da Palestina ou “Terra Santa”. Durante o domínio britânico sobre a região,os ingleses permitiram a compra de terras na Palestina por ricos judeus de todo mundo que começaram a reocupar a região.
Os ingleses após a Primeira Guerra Mundial, comprometeram-se a ajudar osjudeus a construir um Estado livre e independente em território palestino, buscando, assim, enfraquecer os árabes e conquistar vantagens econômicas na região. Entre os anos 1930 e 1940, intensificou-seconsideravelmente a imigração judaica para a Palestina. A maciça migração de judeus para a Terra Santa chamou-se sionismo, em referência à Colina de Sion, em Jerusalém.
O descontrolado ingresso... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 07). Conflitos no oriente médio. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conflitos-No-Oriente-M%C3%A9dio/301023.html

MLA

"Conflitos no oriente médio" TrabalhosFeitos.com. 07 2012. 2012. 07 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conflitos-No-Oriente-M%C3%A9dio/301023.html>.

MLA 7

"Conflitos no oriente médio." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2012. Web. 07 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conflitos-No-Oriente-M%C3%A9dio/301023.html>.

CHICAGO

"Conflitos no oriente médio." TrabalhosFeitos.com. 07, 2012. Acessado 07, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conflitos-No-Oriente-M%C3%A9dio/301023.html.