Conflitos no ambiente comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE PESSOAS





Trabalho referente ao capítulo 19.
Tema: Conflito: Dimensões Organizacionais e Pessoais.
Coordenado pela professora Heloíza.













Rodrigo Prendim Kerassiotis nº32
SENAC SP – Técnico em Administração 12


















São Paulo
2012
ÍNDICE



• Resumo do capítulo19......................................................................01
• Resumo do capítulo 19......................................................................02
• Resumo do capítulo 19......................................................................03
• Resumo do capítulo 19......................................................................04
•Conclusão..........................................................................................05





























1
RESUMO DO CAPÍTULO
O capítulo 19, do livro: Série Essencial de Administração 3ª Edição, trata nada mais nada menos do que um tema muito presente na nossa vida pessoal e profissional. O conflito, que como afirma o livro tem raízes pré-históricas e se deviam a competição de estoques de alimento, e porser algo tão antigo o conflito atingiu a idade contemporânea e conseqüentemente o mundo empresarial, que por este é definido como divergências entre duas ou mais partes, sobre como alcançar as metas dessa empresa.
O conflito pode ocorrer entre duas partes, sejam elas pessoas, departamentos, empresas, etc, e os conflitos envolvendo essas partes pode se dividir em outras várias formas. O conflitointerno aparece quando duas opiniões opostas ocorrem em um único indivíduo, por exemplo quando o funcionário tem perspectiva diferente da cultura organizacional da empresa ou até mesmo com as metas dela, esse tipo de conflito pode até causar risco de vida, diversos problemas contra a saúde são identificados relacionados a conflitos no ambiente profissional. As empresas normalmente não são muitocompreensivas a esse respeito, achando que o funcionário deve aderir esse esquema ou sair. Esse tipo de conflito ocorre também quando o indivíduo se depara com duas escolhas igualmente ruins. Há tentação de acabar com esse conflito, pois ele consome a toa tempo e recursos limitados, além de defasar a eficácia e o fluxo da comunicação da empresa. Mas não podemos esquecer que o conflito também podetrazer inovação para a solução dos mesmos e por conseqüência pode ser aproveitado pela organização. Os tipos de conflito internos são: Conflitos entre indivíduos, forma mais básica de conflito e são resultado das diferenças de personalidade; Conflitos entre indivíduos e grupos, dois fatores contribuem para a origem desse tipo de conflito, partindo do principio que as organizações constroem suacultura de forma aceitável , o funcionário que não adere essa cultura empresarial, ou normas do departamento vai estar em conflito com o seu grupo e com todo seu ambiente profissional; Conflitos entre grupos, a empresa é composta por diversas áreas de atuação, e o conflito dessas áreas ou grupos é inevitável por dois motivos, o primeiro é a competição por recursos que são de forma geral escassos, e osegundo é a diferença de gestão das áreas devido a natureza das suas funções; Conflitos entre organizações, a iniciativa privado,ou seja as empresas, tem como forte características a competitividade rigorosa procurando por lucros e mercado consumidor, e isso faz com que elas entrem em conflito, que na maioria das vezes tem legislação regional promovendo a competição e proibindo comportamentosconsiderados anticompetitivos. Lembrando que do mesmo jeito que os indivíduos e grupos competem por recursos, as empresas competem pelo mercado consumidor.
Chegando num ponto crítico, as causas desses conflitos, são diferentes fontes de conflito existentes. O conflito organizacional surge por 5 fontes, a primeira é a diferença nas metas, a segunda da competição por recursos, a terceira pela falha...
tracking img