Conflitos mundiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|

Conflitos mundiais |
*** |
|
Aula de geografia |
|
*** |
|
|

Trabalho

De

Geografia



1°ano integrado

O processo de paz no Oriente Médio é paralisado em outubro de 2000, e a violência entre palestinos e o Exército israelense intensifica-se (Questão Palestina). Já na península coreana, as duas Coréia aproxima-se da unificação. A multiplicação dosconflitos internos é uma característica marcante da última década do século XX. A desintegração de Estados socialistas - principalmente a União Soviética (URSS) e a Iugoslávia - faz renascer rivalidades étnicas e religiosas que haviam sido congeladas por regimes totalitários. Confrontos herdados da Guerra Fria, como a guerra civil em Angola, também resistem à passagem do milênio. A Federação Russa, quedisputava a hegemonia mundial com os norte-americanos, atravessa os anos 90 mergulhados em uma grave crise interna. Já os Estados Unidos têm sua capacidade de intervenção militar nas zonas de conflitos aumentada, por causa da ausência de rivais geopolíticos de porte.
Conflitos mundiais recentes:
Conflitos do Oriente Médio
Conflitos do Afeganistão 
Ira e ETA
Guerra no Iraque
Segunda Guerrado Golfo
Guerra da Coréia
Guerra de Kosovo
Guerra do Golfo
Guerra do Vietnã
Saiba mais sobre os países envolvidos em conflitos recentemente: Líbia, Egito, Bahrein.·. 
Tipos de Conflito
Guerra entre Estados - Embate entre exércitos nacionais regulares. Até o final de 2000, o mais sério deles é a disputa entre Índia e Paquistão, duas potências nucleares, pela posse da região da Caxemira.Vários países do centro e do sul da África também intervêm na guerra civil em curso na República Democrática do Congo (RDC).
Guerra civil ou guerrilha - Conflito em que grupos armados ambicionam derrubar o governo de um determinado país. Um dos mais expressivos são as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que controlam uma área desmilitarizada de 42 mil km2 na nação. Em Angola e SerraLeoa, os guerrilheiros da União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita) e da Frente Revolucionária Unida (FRU) intensificam, respectivamente, a luta contra o governo desses países.
Com o término da Guerra Fria e a consequente perda de suporte dos EUA e da URSS, as guerrilhas buscam novas formas de financiar a luta armada. As Farc e o Exército de Libertação Nacional (ELN) mantêm acesoo conflito na Colômbia graças aos recursos obtidos com o tráfico de cocaína e os sequestros de civis; no Afeganistão, o governo da milícia fundamentalista Taliban é acusado de sustentar-se com um imposto de guerra cobrado dos plantadores e comerciantes de ópio e heroína; enquanto na África a principal fonte de receita para os grupos guerrilheiros é a venda de diamantes extraídos de minas sob seucontrole. Com o objetivo de impedir o comércio de diamantes ilegais vindos das zonas de guerra - eles respondem por 10% a 15% da produção mundial -, as maiores empresas do setor anunciam, em meados de 2000, em Antuérpia (Bélgica), a adoção de medidas de controle sobre a origem das pedras.
Separatismo por ocupação estrangeira - Confronto provocado por uma invasão militar externa. Nessacategoria, merece destaque a reivindicação dos palestinos pelo reconhecimento de um Estado independente nos territórios ocupados por Israel em 1967 - Faixa de Gaza e Cisjordânia. O conflito separatista em Timor Leste chega ao fim em 1999, com o reconhecimento da independência desta ex-colônia portuguesa pela Indonésia.
Separatismo no interior de um Estado - Choque entre forças oficiais e movimentosinternos - em geral ligado a minorias étnicas ou religiosas - que tem como objetivo a formação de Estados independentes. É o caso da guerrilha separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade), partidária da soberania do País Basco, região encravada entre a Espanha e a França.
Ações Humanitárias
A década de 90 também registra a crescente participação da comunidade internacional em operações de caráter...
tracking img