Conflitos mundiais recentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conflitos Arabes Atuais - 2010/2011
A partir do início do século XX, os primeiros poços de petróleo são encontrados no deserto e o Mundo Árabe passa a fazer parte da chamada Era Moderna. Com essaabundante riqueza descoberta, a região começou a se desenvolver rapidamente, impulsionada pela crescente popularidade dos automóveis que contribuía ainda mais para tal crescimento fornecendo combustívelbarato e abundante.

No começo da exploração dos poços árabes, o petróleo era negociado a um valor baixo, muitos litros valiam alguns centavos de dólar, porém esse cenário começou a mudar com acriação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) na década de 1970. Com essa união dos países, o preço do barril do petróleo aumentou repentinamente, ocasionando uma enorme crisemundial, principalmente nos países mais dependentes dessa matéria prima.Tal crise fez com que impulsionasse a procura por novos poços de petróleo pelo mundo e assim outras fontes foram achadas nessa época,destacando o Golfo do México, grande fonte dessa matéria prima, localizado ao Sul dos Estados Unidos.

Apesar de toda essa prosperidade, no início deste ano países árabes como Tunísia, Egito,Líbano, Iêmen, Sudão, Síria e Jordânia, iniciaram uma revolução a favor da queda das ditaduras pró-imperialistas.

Com o petróleo o mundo árabe garantiu décadas de riqueza e prosperidade, porém, essemesmo recurso é grande fator de crise. Devido à abundância de petróleo os países árabes passaram a arrecadar grande bastante dinheiro e mesmo assim a maioria desses países não investiu tanto em outrossetores da economia e tornaram-se completamente dependentes das exportações de petróleo.

Tal recurso também foi fundamental para o fortalecimento das ditaduras que vigoravam até esse ano poder,enfraquecendo assim a democracia e a liberdade desses países. Com o tempo, este modelo político-economico foi perdendo dinheiro, que era concentrado nas mãos de poucos e o desemprego atingiu altos...
tracking img