Conflitos etnios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais causas dos conflitos étnicos em Ruanda,Irlanda do Norte e na Espanha . O conceito de conflito étnico remete-nos a idéia de umaluta ou combate pela posse de algo que não existe em quantidade suficiente que permita a satisfação de todos em especial para grupos vítimas de etnocentrismo-a tendência a desvalorização de certosgrupos étnicos aos quais são atribuídas características consideradas inferiores em relação a outros grupos. Conseqüentemente, o conflito étnico assim como um outro qualquer, surge da discrepância deobjetivos entre duas ou mais partes que não contam com um mecanismo efetivo de coordenação ou mediação.
Hoje existem várias fontes que abordam uma diversidade de causas como origem dos conflitos étnicos.Neste trabalho serão abordadas apenas três exemplos de locais que sofrem com conflitos étnicos.
Conflitos étnicos em Ruanda
Em 1890 o Ruanda foi entregue à Alemanha na Conferência em Bruxelas,contudo, após a derrota alemã na 1ª guerra Mundial, passou para o poder da Bélgica, em 1919. Estes dois países tiveram uma importância extrema no principal conflito entre dois grupos existentes noRuanda: os hutus e os tutsis. A Bélgica fez com que a discriminação entre as pessoas destas duas etnias fosse maior, pois fez distinção entre as pessoas baseadas na estatura e no aspecto do nariz para asintegrar num dos grupos, ou eram tutsis ou hutus. Esta distinção entre as duas etnias fez com que no país existissem sempre conflitos entre os dois povos.

Em 1962 o Ruanda obtém a independência, maso clima de tensão continua no país devido à rivalidade entre etnias, visto que o poder fica entregue aos Hutus. Enquanto governavam, os hutus adotaram sempre medidas repressivas contra os tutsis, queresponderam causando um impacto mais no início da década de 90, com ataques militares contra o governo hutu a partir de Uganda, a que os hutus responderam com programas de genocídio contra os...
tracking img