Conflitos coletivo de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conflitos Coletivos de Trabalho



















Rio de janeiro – 2012






Sumário
Introdução

Conflitos Coletivos de Trabalho

Tipos de conflitos coletivos detrabalho

Formas de solução

Autodefesa

Autocomposição

Heterocomposição

Referências

































Introdução


Quandofalamos em conflitos, envolvemos vários aspectos. Pois o conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis.
Todas as situações de conflitosão antagônicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações deconflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontradas.
O conflito, no entanto, pode ter efeitos positivos, em certoscasos e circunstâncias, como fator motivacional da atividade criadora. E para que haja uma solução pacífica, devem ter todos os meios possíveis de negociação de controvérsias, estas, precisam serexecutadas com diplomacia, bons ofícios, arbitragem e conciliação.
E no caso de conflitos coletivos de trabalho são denominados controvérsias ou dissídios, tendo sido utilizados, na prática, com omesmo significado, Conflito, entretanto, tem sentido amplo e geral, correspondente à divergência de interesses.




Conflitos Coletivos de Trabalho


Se uma reivindicação do grupo detrabalhadores é resistida pelo grupo de empregadores contra a qual é dirigida, dá-se um conflito coletivo de trabalho.


A controvérsia diz respeito a um conflito em fase de ser solucionado,como no caso da greve e do lockout quando submetidos à medição ou à arbitragem. Já o dissídio seria o conflito submetido à apreciação do Poder Judiciário como na reclamação trabalhista do...
tracking img