Conflitos armados no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS
O artesanato antecedeu a indústria e era disperso pelo espaço geográfico. A produção era limitada e predominava o sistema familiar de trabalho. Nas cidades o sistema de corporações produzia para o mercado local. O artesanato antecedeu a indústria e era disperso pelo espaço geográfico. A produção era limitada e predominava o sistema familiar de trabalho. Nas cidades osistema de corporações produzia para o mercado local. O sistema de fábrica caracteriza a indústria moderna. Trabalhadores, máquinas e matérias primas ficam reunidos em um mesmo local. Trabalhadores não são donos dos meios de produção. 
 

 
Primeiramente a indústria se estabeleceu próxima as bacias de carvão mineral, que era a fonte principal de energia tanto para a siderurgia quanto para aindústria têxtil.
Estas concentrações industriais geraram grandes centros urbanos, com mercados consumidores e mão de obra, infra-estrutura e transportes, gerando uma dinâmica de crescimento chamada de economia de aglomeração.
  
O desenvolvimento da tecnologia vem viabilizando novas opções para a localização das indústrias. Petróleo e eletricidade passaram a ser as fontes de energia maisimportantes e liberaram as áreas carboníferas. Os transportes se desenvolveram enormemente citando os super-navios, aviões, gasodutos e etc.

 
 
Indústria é definida como a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matéria-prima em bens de produção e de consumo, sendo que sem ela, seria impossível o abastecimento das necessidades da sociedade moderna com os bens necessários para odia-a-dia. Antes da sua existência, ou seja, da I Revolução Industrial, a produção desses bens necessários era feito manualmente, fase esta conhecida como artesanal ou da manufatura, que se estendeu desde a Antiguidade até a segunda metade do século XVIII, quando deu-se o início da maquinofatura. Entretanto, o fenômeno da industrialização continua de certa forma restrito a alguns lugares do planeta,principalmente nos países do hemisfério norte.
 

Os principais fatores responsáveis pela atração das indústrias variaram ao longo do tempo e do tipo de indústria que se implantou. São fatores locacionais na instalação de indústrias, não necessariamente nesta ordem e de todos mencionados:
* Presença de matérias-primas;
* Presença de fontes de energia;
* Mão-de-obra barata;* Mão-de-obra qualificada;
* Presença de mercado consumidor;
* Presença de infra-estrutura de transporte e telecomunicações;
* Incentivos fiscais;
* Disponibilidade de água.

 
 
Desde a 1ª Revolução Industrial até meados do século XIX, as jazidas de carvão mineral eram um dos fatores mais importantes para a localização das primeiras indústrias, tendo em vista que ocarvão era a fonte de energia usada naquelas máquinas, razão pela qual ter ocorrido uma intensa industrialização em torno das principais bacias carboníferas em Yorkshire e Lancashire na Inglaterra; vales dos rios Ruhr, Reno e Sarre na Alemanha; região de Pás-de-Calais e Alsácia-Lorena na França; região dos Montes Apalaches no nordeste do EUA.

 
 
Com o advento da 2ª Revolução Industrial na últimametade do século XIX, outras fontes de energias, como o petróleo e a eletricidade, passaram a serem utilizadas e o carvão mineral passou a ser substituído, facilitando a instalação e o desenvolvimento de novas zonas industriais, devido à facilidade de transportes, transmissão e uso dessas novas fontes, provocando um reordenamento na distribuição geográfica das fábricas.
 
 
Outro fatordeterminante para a localização espacial das indústrias é a proximidade das fontes de matérias-primas, como petróleo matéria-prima de vários produtos (como plásticos, borrachas sintéticas, fertilizantes, etc), minérios, madeiras e produtos agrícolas, com a implantação de siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, madeireiras e de papel celulose, entre outras.
 
 Também a existência de uma rede de...
tracking img