Conflitos amardos no mundo

329 palavras 2 páginas
TRABALHO DE GEOGRAFIA

Tema: Conflitos Armados no Mundo

Bibliografia: http://www.coladaweb.com/geografia/conflitos-armados-e-terrorismo http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u84043.shtml Sene, Eustáquio de. Geografia geral do Brasil, volume 2: espaço geográfico e globalização: ensino médio/ Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – São Paulo: Scipione, 2010.

NOTÍCIA
Conflitos armados são principal causa da fome, diz FAO
Os conflitos armados, junto com o HIV, são a principal causa da fome no mundo, segundo um informe divulgado nesta segunda-feira pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e da Alimentação).

O relatório, apresentado durante a reunião do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), que acontece entre 23 e 26 de maio na sede da entidade em Roma, denuncia "o crescimento da quantidade e da magnitude das emergências alimentares provocadas por conflitos armados".

Segundo a FAO, "a porcentagem de crises alimentares causadas pelo homem aumentou".

Para a entidade, "os conflitos e os problemas econômicos são citados como a principal causa em mais de 35% das emergências alimentares entre 1992 e 2003, contra apenas 15% no período de 1986 a 1991".

O impacto dos conflitos armados não se limita só à área do conflito, mas também afeta toda a população da nação, os países vizinhos e a economia regional.

Na maioria dos continentes, os conflitos contribuem para a disseminação do HIV, através dos deslocamentos da população, das violações e do aumento da prostituição, sustenta o documento.

A paz é "um bem público e uma condição essencial para alcançar as metas de reduzir à metade o número de pessoas famintas no planeta em 2015. Esse objetivo foi estabelecido pela Cúpula Mundial da Alimentação de 1996 e reiterado em 2000.

Os desastres e calamidades naturais também estão entre as causas de emergências, assim como "as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento

Relacionados

  • conflitos armados
    320 palavras | 2 páginas