Conflito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um sinal chamado conflito

É inerente à natureza humana o espírito conflituoso. Desde as épocas mais primitivas o homem precisou firmar disputas com os seus semelhantes para que pudessesobreviver. A história é clara quando narra as lutas constantes por territórios, embaladas pela perspicácia imperialista, as catastróficas Guerras Mundiais, as discussões em torno das grandes potências... Oconflito esteve sempre presente na vida das pessoas, dentro de casa, em seus relacionamentos amorosos, no trabalho, por vezes, consigo mesmo. O conflito como uma oposição de interesses, de ideias, deprincípios, de pensamentos, é próprio das relações interpessoais.
E como encará-lo? O conflito deve ser encarado de forma natural e positiva, se encarado negativamente poderá tornar-se porta de entradapara discussões e brigas desafortunadas. Em contrapartida, se visto como algo benéfico resultará em um instrumento construtivo para ambas as partes que na situação “duelam”, é uma chance de conheceroutro ponto de vista, e, quiçá, pensar de forma diferente. Divergir é preciso e essencialmente saudável. O homem inserido no âmbito social diverge dos demais em seus valores, interesses e ideologias,podendo conflitar quanto às informações que nem sempre são entendidas da maneira que se deseja expressar e às circunstâncias diferentes nas quais se encontram.
Voltando ao caráter histórico doconflito é possível ver que embora presente em todas as etapas da vivência humana, seu conceito e intensidade variaram gradativamente. O homem primitivo, nômade, alimentando-se do que colhia, pescava ecaçava, era, ainda, pouco numeroso. A ideia de que o espaço era ilimitado e os recursos constantemente renovados, permitia uma vivencia mais pacífica. Os conflitos quando existentes eram de pronto mediadospela comunidade. Vivia-se sob a égide de relações pouco complexas e acentuadamente horizontalizadas. Com a revolução agrícola, no entanto, o sedentarismo começou a sobrepor-se. A partir daí os mais...
tracking img