Conflito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Os conflitos existem desde o início da humanidade, pois vivemos em sociedade e temos pensamentos diferentes, o que ocasiona o conflito.
Até hoje existe um referencial errado do conflito, a maioria das pessoas quando pensam no assunto apegam-se no aspecto negativo. Porém, muitas vezes o conflito causa transformações positivas, tanto na organização, no campo pessoal esocial, mas para isso deverá haver uma boa administração do mesmo.
Muitos administradores adotam uma postura errada em relação aos conflitos, eles colocam-se a parte dele, se esquecem que o conflito mal administrado pode gerar problemas a nível organizacional. Cabe ao administrador formar um ambiente de união e aberto a ouvir os funcionários e suas reclamações e providenciar resultados quesejam agradáveis a ambos os lados, antes que o conflito chegue a um nível que não possa ser contornado.











Conflito Organizacional

Situamos o conceito de conflito dentro a visão de alguns pesquisadores:
March & Simon (1979, p.160) definem conflito como um “colapso nos mecanismos decisórios normais, em virtude do qual um indivíduo ou grupo experimenta dificuldadesna escolha de alternativas de ação”.
Para Thomas (1992, p.653), “conflito é o processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses”.
As organizações são formadas por pessoas com características pessoais e interesses diferentes, e que algumas vezes esses interesses colidem, gerando conflitos.
Muitos encaram o conflito apenas peloseu aspecto negativo, como sendo um prejudicial ao relacionamento das pessoas e da organização.
O conflito não é apenas negativo, quando é conduzido de uma maneira produtiva ele pode gerar soluções mais eficientes, através da discussão das idéias conflitantes pode-se chegar a uma solução comum que seja benéfica para ambas as partes envolvidas. Por isso, o conflito deve ser visto como neutro.A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

Tipos de Atuação Mediante Conflitos

Os conflitos podem se manifestar de três formas:
 Negativas;
• O indivíduo tenta evitar a todo o custo qualquer tipo de conflito ou;
• O indivíduo tenta utilizar o conflito de uma forma que leva a umacompetição intensiva.
 Positivas;
• O Indivíduo tenta manter sempre um conflito;
• O Indivíduo quer que esse conflito seja um conflito construtivo;
• O indivíduo graças a esse conflito vai tentar descobrir as diferenças de opinião entres os diversos participantes.
 Equilibradas;
• Busca equilíbrio entre os outros dois tipos verifica se o conflito pode ter resultados negativos paraas partes envolvidas e para a própria organização.
• Esta medida permite reduzir a ambigüidade e o conflito no trabalho.

Possíveis causas do conflito

Para resolver um conflito é preciso que o administrador primeiramente conheça a sua causa antes de tomar qualquer atitude. Dentre elas, podemos citar:
• Experiência de frustração de uma ou ambas as partes: consiste na incapacidade dese alcançar metas e de realizar e satisfazer os seus desejos, por algum tipo de interferência ou limitação pessoal, técnica ou comportamental;
• Diferenças de personalidade: esta é a causa mais comum, está presente não só no ambiente de trabalho, mas em todas as áreas da vida pessoal. São geradas pela incompatibilidade em alguma característica na outra pessoa envolvida no conflito.
• Metasdiferentes: as metas impostas podem ser diferentes para cada funcionário, gerando tensões na busca de atingi-las. Um funcionário pode se sentir prejudicado em relação à meta em que lhe foi atribuída, e compara-la com as dos demais.
• Diferenças em termos de informações e percepções: O ser humano tende a interpretar as informações mediante conhecimentos já adquiridos, mas não costuma compreender...
tracking img