Conflito e estresse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
reIntrodução
O estresse é algo familiar hoje em dia, é quem cria pressão no funcionamento normal do corpo humano, mental ou físico. Contudo não é necessariamente negativo, o estresse de um trabalho criativo, ativo, mas bem-sucedido e produtivo é benéfico e causa alegria. Porém passa a ser negativo se resultar numa sensação de derrota desconfiança, rejeição, raiva e depressão, que por sua vezpode levar a problemas de saúde. Somos todos indivíduos com necessidades únicas e nossas reações fisiológicas e psicológicas ao estresse variam. O que é aflitivo para uns pode ser um alegria e um prazer para outros.
A maior parte do estresse profissional vem com o excesso de trabalho, prioridades conflitantes, valores inconsistentes, prazos excessivamente desafiadores, conflitos com os colegas eambiente desagradável. Com isso reduz o desempenho e gasta energia mental tentando solucionar os problemas.
Já o conflito só existe porque os indivíduos têm opiniões opostas, pois nada mais é que percepções e introduções divergentes das partes sobre determinado assuntos. De acordo com o dicionário Aurélio é “1. Lutar, combater; 2. Guerra; 3. Enfrentamento; 4. Oposições entre duas ou mais partes;5. Desavença entre pessoas, grupos; 6. Divergência, discordância de idéias, de opiniões”.
Ele existe desde o inicio da humanidade, a história registra que o primeiro conflito foi entre Caim e Abel. Deparamo-nos com conflitos de várias naturezas em todas as áreas de nossa vida, seja familiar, afetiva, social ou profissional o que se revela positivo em algumas vezes, quando positivo permite aexpressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores, ou seja, em certos momentos e em determinados níveis o conflito pode ser considerado necessário, caso não queira entra no processo de estagnação. Assim os conflitos não são necessariamente negativos, a maneira com lidamos com eles é que pode gerar algumas reações.
Para melhorar o nosso entendimento a respeito do assunto,vamos conceituar administração de conflito como: arte de identificar, lidar e resolver situações divergentes entre pessoas ou grupo no relacionamento interpessoal ou intrapessoal.
No intuito de contribuir com o aprendizado organizacional a respeito da administração de conflitos, apresentamos os tipos de conflito, as causas mais comuns, as possíveis estratégias que determinam o comportamento daspartes envolvidas, e por ultimo, as fazes para solucioná-los.

Gerenciamento de Estresse
É a reação emocional, física e cognitiva que um indivíduo tem, para com uma situação que lhe exige demais dele próprio. O estresse pode ser provocado pela existência de conflitos, de ambiguidades ou ainda de estilos de gestão de conflitos pouco eficientes, como o estilo "ditador". Normalmente o indivíduo nãodá conta da reação que está a ter face às exigências que sofre.
O estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação. O prejuízo, entretanto acontece, quando as situações estressantes são contínuas e o organismo começa asofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o descanso e recuperação física e emocional.
Um dos primeiros fatores de estresse na empresa está relacionado às relações interpessoais. Estressada, a pessoa sofre uma redução da capacidade de comunicação com sua equipe. Isto cria um sistema em cadeia,que torna as relações interpessoais um dos primeiros riscos à saúde.
Gerenciar o estresse consiste em traçar perspectivas, antes de qualquer coisa, através dos nossos próprios pensamentos.

Tratamentos
Tratamentos convencionais
* Remédios
Somente um profissional poderá indicar o melhor remédio para cada caso, porém os mais utilizados são: calmantes, antidepressivos entre outros.
*...
tracking img