Conflito norte x sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONFLITO NORTE E SUL
Com o fim da guerra fria, o mundo passou a ser dividido entre, países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Os subdesenvolvidos (em sua maioria) encontram-se ao sul e osdesenvolvidos ao norte.
COLONIZAÇÃO: É o processo de ocupação de uma região do globo - em geral habitada por povos não integrados à civilização cristã e ocidental - por populações provenientes de países maispoderosos, com objetivos políticos e econômicos.
METRÓPOLE: É uma cidade que, por suas atividades econômicas e sociais, exerce influência sobre as cidades menores de certa região. Ou seja, metrópole éa cidade que a administra uma colônia.
COLÔNIA: É um território administrado por outro país ou cidade. Transformaram-se em países, e mesmo após sua independência política, permaneceram comoprodutores e exportadores de matérias primas.
ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DE CAPITAL: Foi o processo de acumulação de riquezas ocorrido na Europa entre os séculos XVI e XVIII. Esse foi conceito criado por Karl Marxpara descrever a gênese histórica do capitalismo. Ela foi um processo histórico que precedeu a formação da produção capitalista, retirou os meios de produção das mãos dos produtores e converteu-osgradualmente em trabalhadores assalariados. 
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS: Desencadeou a desestruturação do sistema colonial, com isso, algumas nações tornaram-se ricas e puderam investir em novastecnologias, que deram origem á indústria. A industrialização exigia maiores quantidades de matérias primas e mais consumidoras para suas mercadorias (produção em larga escala). Gradativamente os interessescomerciais de algumas metrópoles passaram a exigir que as transações econômicas fossem realizadas com mais liberdade.
NEOCOLONIALISMO: É o processo de dominação política e econômica estabelecido pelaspotências capitalistas emergentes ao longo do século XIX e início do século XX. Com intuito de encontrar matérias primas e produtos alimentícios que faltavam em seus territórios.
IMPERIALISMO: É...
tracking img