Conflito israel x palestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reestruturação da educação Brasileira




Ao propor uma reflexão sobre a educação Brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica nopaís começou e que o seu crescimento em termos de rede pública de ensino se deu no fim dos anos 70 e início dos anos 80.

A relevância da educação em nossa sociedade é indiscutível, aoretratarmos este tema no Brasil, logo percebemos a grande desigualdade nos modos de se fazer e receber a educação, desigualdade que fica nítida se compararmos a educação pública e a privada.

Afragilidade do sistema educacional público acaba ocasionando a falta de oportunidades do jovem Brasileiro. É necessária uma nova reestruturação da educação escolar, na qual os jovens e os professores tenhamseus direitos constitucionais garantidos. Na tentativa de mudança da atual cultura em que eles pensam que “as coisas são como são e que nada podem fazer diante disso” para que estes tenham suasrealidades transformadas. Não diferente de outras realidades, onde o público e privado apresentam realidades distintas.

Para que essa realidade possa começar a mudar em uma Sociedade extremamentedesigual e heterogênea como a Brasileira, a política educacional deve desempenhar um importante papel a formação do cidadão, do sujeito em termos mais significativos do que torná-lo “competitivofrente à ordem mundial globalizada” ou ainda como explicita o artigo 205 da constituição federal de 1988: ”A educação é direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com acolaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

No texto “O olhar para a década” o PNE(plano nacional de educação) entre outras visa a valorização do profissional professor. Entre as diversas metas propostas pelo PNE está a meta 16 – formar 50% dos professores da educação básica em nível...
tracking img