Configurar o setup da bios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Configurando o Setup do BIOS
 
O que é BIOS ?
Bios (Basic Input/Output System) nada mais é que um programa que localiza e identifica os componentes básicos para o funcionamento do computador e para que o sistema possa ser carregado.

O Setup:
Já o Setup contém todas as informações para que o sistema reconheça os componentes instalados no computador: se qualquer dispositivo não foridentificado ou localizado pelo BIOS, você terá problemas para fazê-lo funcionar no sistema operacional (do Windows 95 ao Windows Server 2003).

As informações da identificação e localização dos componentes ficam gravadas no CMOS (Complementay Metal Oxide Semicondutor), que é uma memória RAM embutida no chip do BIOS. Um detalhe adicional: a memória RAM é bem mais rápida que a memória ROM (CMOS).

Paraacessar o Setup do computador, quando o mesmo é ligado aparecerá uma mensagem semelhante a esta :"Pressione a tecla para rodar o Setup". Pressione-a e aparecerá esta tela: (este é um Setup do fabricante do BIOS chamado "Award", sendo que cada placa-mãe tem uma versão de Setup, variando os fabricantes e versões.)
 
[pic]

Agora vamos ver o que algumas opções representam para o funcionamento docomputador:
1 - Standard CMOS Setup (Standard Setup)
[pic]
Configurações do HD,  drive de disquetes, drives de CD-ROM, data e hora. Aqui também poderá ativar UDMA (em setup's de BIOS AMI) e no caso de BIOS "Award" UDMA é configurado na opção abaixo:

2 - BIOS Features Setup (Advanced CMOS Setup)

[pic]
Aqui você deverá encontrar informações de seqüência de Boot além de configuração decaches, quantidade de memória RAM e algumas opções do BIOS, entre muitas outras (mais abaixo você saberá quais são as melhores configurações). Algumas opções podem aparecer com nomes diferentes, dependendo da marca e do modelo do BIOS. Vamos especificar um pouco mais:

2.1 - Virus Warning (Anti-Vírus)
Ativando esta opção ele irá monitorar gravações no MBR (Master Boot Recording) do HD. O setor MBRé o responsável pela inicialização, sendo que ele irá indicar onde está o sistema (em C:\ ou D:\, por exemplo). Caso seja detectada alguma tentativa de gravação no setor de boot, o BIOS irá parar o sistema (sendo que não irá passar desta etapa, a não ser que autorize a gravação no setor MBR), interrompendo a gravação e exibindo na tela uma mensagem de alerta (perguntando se deve autorizar ou nãoa gravação). Deixe "Enable" se você tiver muito receio de vírus em seu computador (é altamente recomendável um bom Anti-Vírus instalado no computador sendo que a maioria deles pode detectar vírus de boot). Alguns vírus (como o Chernobyl) têm um poder de destruição do BIOS (esta é a pior "forma" dos vírus: sem o BIOS o computador ficará inutilizado, sendo que terá que fazer a troca em si do chip ouuma reprogramação em máquinas externas chamadas EPPROM).

2.2 - CPU Internal cache (CPU Level 1 cache, L1 cache)
Esta opção permite habilitar ou desabilitar o cache interno do processador (cache L1). Desabilite-o se estiver muitos problemas graves com seu computador, mas o sistema irá ficar extremamente lento (se você tem problemas com o funcionamento do cache interno, talvez esteja na hora detrocar de processador). É altamente recomendável ativar esta opção e ela está ativada por padrão.

2.3 - CPU External cache (CPU Level 2 cache, L2 cache)
Esta opção permite habilitar ou desabilitar o cache externo do processador (cache L2). Desabilite-o se você tiver muitos problemas de travamento do seu computador, mas o sistema irá ficar extremamente lento (se você tem problemas com ofuncionamento do cache interno, talvez esteja na hora de trocar de processador). É altamente recomendável ativar esta opção. Alguns processador não possuem esta opção (o que deixa o computador também um pouco lento).

2.4 - 1st Boot Sequence
Aqui você irá definir qual será a primeira opção de Boot: deixe em "IDE-0". Se você quiser bootar o micro em um disquete, a opção escolhida deve ser "Floppy"....
tracking img