Configuração da rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Assim como quase tudo na informática, as redes funcionam graças a uma mistura de hardware e software. A parte "física" da rede, que inclui as placas, cabos e switchs é responsável por transportar os sinais elétricos de um micro ao outro. Para que eles possam efetivamente se comunicar, é necessário utilizar um conjunto de normas e protocolos, que especificam como enviar informações e arquivos.Chegamos então ao TCP/IP, o protocolo comum que permite que computadores rodando diferentes programas e sistemas operacionais falem a mesma língua.

Pense nas placas, hubs e cabos como o sistema telefônico e no TCP/IP como a língua falada que você usa para realmente se comunicar. Não adianta nada ligar para alguém na China que não saiba falar Português. Sua voz vai chegar até lá, mas a pessoa dooutro lado não vai entender nada. Além da língua em si, existe um conjunto de padrões, como por exemplo dizer "alô" ao atender o telefone, dizer quem é, se despedir antes de desligar, etc.

Ligar os cabos e ver se os leds do hub e das placas estão acesos é o primeiro passo. O segundo é configurar os endereços da rede para que os micros possam conversar entre si, e o terceiro é finalmentecompartilhar a internet, arquivos, impressoras e o que mais você quer que os outros micros da rede tenham acesso.

Graças ao TCP/IP, tanto o Windows quanto o Linux e outros sistemas operacionais em uso são intercompatíveis dentro da rede. Não existe problema para as máquinas com o Windows acessarem a internet através da conexão compartilhada no Linux, por exemplo.

Independentemente do sistemaoperacional usado, as informações básicas para que ele possa acessar a internet através da rede são:

- Endereço IP: Os endereços IP identificam cada micro na rede. A regra básica é que cada micro deve ter um endereço IP diferente, e todos devem usar endereços dentro da mesma faixa.

O endereço IP é dividido em duas partes. A primeira identifica a rede à qual o computador está conectado (necessário,pois numa rede TCP/IP podemos ter várias redes conectadas entre si, veja o caso da internet), e a segunda identifica o computador (chamado de host) dentro da rede. É como se o mesmo endereço contivesse o número do CEP (que indica a cidade e a rua) e o número da casa.

A parte inicial do endereço identifica a rede, enquanto a parte final identifica o computador dentro da rede. Quando temos umendereço "192.168.0.1", por exemplo, temos o micro "1" dentro da rede "192.168.0". Quando alguém diz "uso a faixa 192.168.0.x na minha rede", está querendo dizer justamente que apenas o último número muda de um micro para outro.

Na verdade, os endereços IP são números binários, de 32 bits. Para facilitar a configuração e a memorização dos endereços, eles são quebrados em 4 números de 8 bits cadaum. Os 8 bits permitem 256 combinações diferentes, por isso usamos 4 números de 0 a 255 para representá-los.

Todos os endereços IP válidos na internet possuem dono. Seja alguma empresa ou alguma entidade certificadora que os fornece junto com novos links. Por isso não podemos utilizar nenhum deles a esmo.

Quando você conecta na internet, seu micro recebe um (e apenas um) endereço IP válido,emprestado pelo provedor de acesso, algo como por exemplo "200.220.231.34". É através desse número que outros computadores na Internet podem enviar informações e arquivos para o seu.

Quando quiser configurar uma rede local, você deve usar um dos endereços reservados, endereços que não existem na internet e que por isso podemos utilizar à vontade em nossas redes particulares. Algumas das faixasreservadas de endereços são: 10.x.x.x, 172.16.x.x até 172.31.x.x e 192.168.0.x até 192.168.255.x

Você pode usar qualquer uma dessas faixas de endereços na sua rede. Uma faixa de endereços das mais usadas é a 192.168.0.x, onde o "192.168.0." vai ser igual em todos os micros da rede e muda apenas o último número, que pode ser de 1 até 254 (o 0 e o 255 são reservados para o endereço da rede e para...
tracking img