Conferencias nacionais de saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Tema central: Situação sanitária e assistencial dos estados
A 1ª Conferência Nacional de Saúde ocorreu em 1941, durante o governo de Getúlio Vargas, sua concepção era curativa e não preventiva, com defesa sanitária da população, assistência social aos indivíduos e às famílias, proteção da maternidade, da infância e da adolescência. Suas finalidades foram:
a)Estudar as bases da organização de um programa nacional de saúde e de um programa nacional de proteção da infância, síntese dos objetivos a serem atingidos e dos meios a serem mobilizados, nesses dois terrenos do serviço público nacional.
b) Estudar e definir o sistema de organização e de administração sanitárias e assistenciais, nas órbitas estadual e municipal.
c) Considerar, de modo especial,as campanhas nacionais contra a lepra e tuberculose, para o fim de serem assentadas medidas relativas à sua coordenação e intensificação, e bem assim a situação das cidades e vilas de todo o país quanto à montagem e funcionamento dos serviços de águas e esgotos (Brasil, 1941).
Durante a 1ª CNS definiu-se que as conferências ocorreriam anualmente ou, pelo menos, de 2 em 2 anos.

2ª CONFERÊNCIANACIONAL DE SAÚDE
Tema central: Legislação referente à higiene e segurança do trabalho
Durante a 1ª CNS definiu-se que as conferências ocorreriam anualmente ou, pelo menos, de 2 em 2 anos, porém, por motivos diversos isso não foi possível e a 2ª CNS ocorreu somente em 1950, e nela estabeleceu-se legislação referente à higiene e segurança do trabalho e à prestação de assistência médica esanitária preventiva para trabalhadores e gestantes. Não há registros formais sobre a 2ª Conferência Nacional de Saúde.
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Tema central: Descentralização na área de saúde
A 3ª CNS ocorreu em 1963, 10 anos após a criação do Ministério da Saúde, e representou a proposta inicial de descentralização na área de saúde. Além disso, propôs que fossem definidas as atribuições dosgovernos federal, estaduais e municipais no campo das atividades médico-sanitárias, para que, inspirados nos pressupostos da reforma estudada, colocassem em prática a descentralização executiva dos serviços, com a efetiva participação dos municípios na solução dos problemas de saúde pública.
4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Tema central: Recursos humanos para as atividades em saúde
A 4ª CNSteve como ponto principal a discussão de recursos humanos necessários às demandas de saúde no país. Foi a primeira vez nas conferências de saúde no Brasil que se debateu a questão dos trabalhadores da saúde
5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Tema central: Constituição do Sistema Nacional de Saúde e a sua institucionalização
A 5ª CNS teve como destaque a constituição do Sistema Nacional de Saúde ea sua institucionalização, com a proposta de elaboração de uma política nacional de saúde.
6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Tema central: Controle das grandes endemias e interiorização dos serviços de saúde
Os debates da 6ª CNS eram relacionados principalmente ao controle das grandes endemias e interiorização dos serviços de saúde, ainda com uma concepção assistencialista e curativa.
7ªCONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Tema central: Extensão das ações de saúde através dos serviços básicos
Em 1980, ocorreu a 7ª CNS ainda no período do regime militar. Os principais temas debatidos eram relacionados à implantação e desenvolvimento do Programa Nacional de Serviços Básicos de Saúde (Prev-saúde).
8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Tema central: Saúde como direito; reformulação do SistemaNacional de Saúde e financiamento setorial
A 8ª CNS foi o grande marco nas histórias das conferências de saúde no Brasil. Foi a primeira vez que a população participou das discussões da conferência. Suas propostas foram contempladas tanto no texto da Constituição Federal/1988 como nas leis orgânicas da saúde, nº. 8.080/90 e nº. 8.142/90. Participaram dessa conferência mais de 4.000 delegados,...
tracking img