Conferencias internacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Conferência de Estocolmo em 1972
No final dos anos 60, os países industrializados estavam começando a perceber o impacto negativo das suas tecnologias: lagos e rios poluídos, florestas sendo destruídas pela chuva ácida, poluição do ar nas grandes cidades. A população afetada por esses problemas começou a se organizar em grupos de protesto, que exigiam o controle da poluição, a conservação e aproteção da natureza. A atuação das ONGs, o aumento da conscientização sobre os problemas ambientais e as reclamações da Suécia, que estava sofrendo as conseqüências da chuva ácida proveniente das emissôes da Inglaterra e da Alemanha, contribuíram decisivamente para que as Nações Unidas decidissem em 1968, durante sua Assembléia Geral, convocar a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio AmbienteHumano. Essa Conferência foi realizada entre 5 e 16 de junho de 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Clube de Roma
Um grupo de cientistas que teve grande influência nessa época foi o Clube de Roma, criado em 1968, na Academia dei Lincei – a Academia de Leonardo da Vinci –, em Roma. Cientistas de vários países o integravam, com a intenção precípua de estudar e propor soluções para os complexosproblemas decorrentes da crescente pressão que a explosão demográfica já exercia sobre o delicado equilíbrio dos ecossistemas do planeta e sobre os recursos não-renováveis. A atuação do Clube pode ser analisada em duas fases distintas: a fase ecológica e a social.
A primeira fase foi dominada pela preocupação com o equilíbrio ecológico e com o esgotamento dos recursos não-renováveis do planeta,acompanhando a crescente conscientização em torno da questão, especialmente nos países já desenvolvidos. Em 1971, diversos cientistas, liderados por D. Meadows, submeteram ao Clube de Roma o Primeiro Relatório, denominado Os Limites do Crescimento– The Limits to Growth –, baseado num complexo modelo matemático mundial, que utilizava a nova metodologia de dinâmica de sistemas – system dynamics. Esserelatório mostrava que se continuassem, a longo prazo, as mesmas taxas de crescimento demográfico, industrialização e utilização de recursos naturais, inevitáveis efeitos catastróficos ocorreriam em meados do próximo século – fome, escassez de recursos naturais, altos níveis de poluição –, com a redução da produção industrial e de alimentos, e culminariam com uma incontrolável mortandade dapopulação .
O modelo matemático foi usado para analisar vários cenários possíveis para o futuro da humanidade. A figura anterior mostra o resultado do cenário 1, denominado padrão do modelo mundial, que usou os valores históricos de 1900 a 1970 e supôs que não houvesse alterações importantes nas relações físicas, econômicas ou sociais a partir de 1970 – business as usual. Produção de alimentos e produçãoindustrial crescem exponencialmente até que a rápida diminuição de recursos naturais – e a escassez de alguns recursos estratégicos – force a diminuição da produção industrial e a de alimentos. Algum tempo depois ocorre uma incontrolável mortandade e redução da população.
Vários outros cenários foram analisados: modelo mundial com reservas duplicadas – a poluição iria se tornar um grande problema–, reservas ilimitadas e controle da poluição – o problema seria o limite de terras cultiváveis para a produção de alimentos –; e com reservas ilimitadas, controle da poluição e aumento da produtividade agrícola. Em todas as alternativas, antes do ano 2100 aconteceria a mortandade incontrolável e a redução da população. Um único cenário, o modelo mundial estabilizado, evitava o desastre: asalternativas adotadas incluíam a reciclagem dos recursos naturais, dispositivos de controle da poluição e do crescimento populacional, métodos de restauração dos solos destruídos pela erosão, maior ênfase na alimentação e nos serviços do que na produção industrial.
Portanto, para evitar a catástrofe anunciada, o Relatório Limites do Crescimento recomendava a imediata adoção de uma política mundial...
tracking img