Conferencia

Páginas: 3 (686 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
Módulo: 11
Conferência: Preconceito Lingüístico
Conferencista: Marcos Bagno
O que é preconceito lingüístico? Quais são segundo o autor seusprincipais mitos?
O preconceito linguístico é acreditar que não falamos bem nossa própria língua, que pessoas com baixo nível de escolaridade ou que trocam algumas letras falam errado e principalmente apressão pelo conhecimento da gramatica acreditando que assim se faz um grande escritor mas para esse fim se usa técnicas de redação.
Também é preconceito classificar determinados estados ou regiõescomo os que melhor falam ou escrevem nossa língua, já que na colonização cada região teve uma influencia diferente.
São mitos: regiões que falam melhor, quem fala bem escreve bem, quanto menos o acessoao estudo, pior a pronuncia e escrita, somente os portugueses de Portugal falam bem e outros.

Módulo: 11
Conferência: Preconceito Lingüístico
Conferencista: Marcos Bagno
O que é preconceitolingüístico? Quais são segundo o autor seus principais mitos?
É um conjunto de idéias sem fundamentação científica que circula na sociedade em torno da linguagem na maneira de falar, o que, segundo oMarcos são mitos, um folclore em torno de como falamos.
Nenhuma língua do mundo é um bloco homogêneo compacto. Toda e qualquer língua falada por seres humanos apresenta variação. No Brasil há mais de200 línguas faladas e, embora o português brasileiro seja a língua predominante, ela apresenta uma grande variabilidade que se deve a várias questões como origem geográfica – onde cada região se temuma maneira diferente de falar; a profissão das pessoas; a faixa etária e, principalmente a classe social e o nível de escolaridade das pessoas. É preciso começar rever a questão do monolinguismo noBrasil, tendo em vista a existência de várias línguas além da variação que há na própria língua português.
Há um mito de que o brasileiro não sabe falar direito o português, e que só em Portugal se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conferencias
  • Conferencia
  • conferencias
  • conferencia
  • conferencia
  • conferência
  • conferencias
  • Conferencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!