Conferencia de moscou

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O conceito de Educação Ambiental surgiu na década de sessenta, devido os efeitos e agressões que o homem cometeu contra o meio ambiente como: queimadas nas florestas, contaminação das águas, poluição da atmosfera, entre outros.
De acordo com Dias (2003) o marco inicial dessa discussão ocorreu com a publicação do livro primavera silenciosa pela norte-americana Rachel Carson, em 1962,que denunciava a degradação ambiental promovida pelo uso dos agrotóxicos na agricultura. Durante muito tempo a educação ambiental foi confundida com ecologia, pensava-se que educação ambiental só era para falar da fauna e flora entre outros conceitos de ecologia. Ao decorrer da evolução humana o meio ambiente passou por grandes transformações no seu equilíbrio natural. Na maioria das vezestransformações irreversíveis que jamais serão recuperados.
Sempre se teve um pensamento que a natureza era um grande supermercado ilimitado de onde se poderia obter de tudo um pouco, e o melhor não pagar nada por isso. Foi com essa concepção que o homem foi assim limitando cada vez mais os seus recursos naturais. A EA, devidamente entendida, deveria constituir uma educação permanente geral que reagisseás mudanças que se produzem em um mundo em rápida evolução. Essa educação deveria preparar o indivíduo mediante a compreensão dos principais problemas do mundo contemporâneo, proporcionando-lhe conhecimentos técnicos e qualidades necessárias para desempenhar uma função produtiva, com vistas de melhorar a vida e proteger o meio ambiente, prestando a devida atenção aos valores éticos. (DIAS. 2004,p105). Devido a estes acontecimentos que teve a necessidade de criar um novo termo chamado de educação ambiental.
Um dos primeiros encontros que marcaram a agenda ambiental foi em 1968 com a fundação do Clube de Roma que reuniu um grupo de pessoas ilustres da época a fim de discutir vários assuntos com foco na preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. No ano de 1972 a Organização dasNações Unidas (ONU) organizou e patrocinou a primeira Conferência sobre o Ambiente Humano em Estocolmo (Suécia), a fim de discutir os problemas ambientais no mundo, o que possibilitou a reunião de representantes de 113 países. Para Dias (2003) esse evento tornou-se uma referência em busca de soluções viáveis aos problemas de degradação do meio ambiente, especialmente, da poluição do ar e da pobrezae miséria que atingia os países subdesenvolvidos. Entre as proposições apresentadas destaca-se a mudança de comportamento das pessoas e da sociedade ao ser alcançada por meio da educação.
Baseada na recomendação da Conferência de Estocolmo foi realizado em outubro de 1975 o primeiro Encontro Internacional de Educação Ambiental em Belgrado (Iugoslávia), promovido pela Organização das NaçõesUnidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com a participação de especialistas da área de educação de 65 países para discutir e analisar a Educação Ambiental (EA) e formular recomendações que pudessem ser aplicadas. O documento final desse encontro denominado Carta de Belgrado apresentou a EA como um instrumento eficiente para combater a crise ambiental no mundo, o que contribuiu para osurgimento do Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA) que formulou os principais princípios orientadores da Educação Ambiental, afirmando que ela deve ser continuada, multidisciplinar, integrada às diferenças regional e voltada para os interesses nacionais (DIAS, 2003, p. 174).
Entretanto, o marco mais relevante da evolução da EA é a Conferência de Tbilisi (na antiga URSS) sobreEducação Ambiental realizada em 1977 pela UNESCO em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), por apresentar os seus objetivos e as suas características (DIAS, 2003).
Outro evento de grande destaque no cenário mundial foi o Congresso Internacional de Educação e Formação Ambiental, realizado em Moscou no período de 17 a 21 de agosto de 1987 com a participação de...
tracking img