Conferências de psicanálise- freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conferências Introdutórias Sobre Psicanálise
Freud

Vol. 15
Conferência I- Introdução


Inicialmente, Freud comenta sobre diferentes formas de tratamentos aos pacientes, e diferentes formas de agir e explicar tal tratamento a estes conforme o grau de patologias existentes, dizendo que ao apresentar um tratamento a um paciente neurótico mostra-se a dificuldade deste, e que o resultadodependerá da conduta de tal indivíduo, devendo esta ser compreensiva e com perseverança. A outros pacientes mostra-se uma técnica nova de forma otimista minimizando inconveniências.
Freud mostra as dificuldades da Psicanálise, e que a maioria das pessoas presentes em sua conferência, não a entenderia somente com as informações e conhecimentos transmitidos por ele nesta ocasião. Faz também umacomparação do tratamento médico com a Psicanálise, sendo que a medicina é realizada com instrumentos materiais em seus pacientes com patologias em que já se conhece o agente causador e seus sintomas, tendo bem visíveis seu local de agravo e os resultados do tratamento são através de dados materiais, física ou quimicamente obtidos, utilizando de tratamentos com remédios em que a população confia, porestarem vendo a utilização. Enquanto que os psicanalistas utilizam de palavras para o cuidado com seus pacientes, e estes também têm de colaborar compartilhando de seus conflitos e impulsos emocionais, a observação é algo muito importante nas consultas onde se podem ser vistas as reações e dar explicações. As palavras são muito importantes e de grande influência, podendo causar mal a alguém outorna-lo feliz. A psicanálise utiliza somente de palavras para o tratamento dos pacientes, por isso talvez, é mal vista por algumas pessoas desinformadas, que buscam resultados por meio de algo mais visível e concreto em seu ponto de vista.
Portanto, segundo Freud, ao contrário da formação médica, a formação em Psicanálise tem suas demonstrações de casos dificultadas, de menos acesso ao aprendiz,pelo fato de não ser admitida a presença de ouvintes em uma sessão de análise, com a explicação de que o paciente somente tem confiança em seu analista, não abrindo assim informações que dizem respeito à sua intimidade. Então o conhecimento sobre psicanálise se dá por relatos. Mas há um método que pode ser seguido para aprender psicanálise, o de estudar a própria personalidade e fenômenos mentaismuito comuns, assim pode-se comprovar a realidade dos processos descritos pela análise. Mas seria de melhor proveito que a própria pessoa fosse analisada por um analista experiente.
Freud enfatiza que a Psicanálise procura dar à Psiquiatria uma base psicológica a qual esta está carente, utilizando inteiramente de ideias auxiliares inteiramente psicológicas, o que inicialmente poderia perecerestranho aos médicos psiquiatras. Pois pela formação dos médicos, estes têm uma maneira de pensar que os deixa longe do pensamento psíquico. É na vida psíquica que o organismo atinge seu auge, e segundo Freud, os médicos desqualificam cientificamente o pensamento psicológico, o que seria prejudicial para a atividade médica.
Para a Psicanálise os processos mentais são inconscientes, e que apenas algunsatos isolados são conscientes, o que é contrário à ideia popular, de que a consciência é característica do psíquico.
Freud apresenta a tese de psicanálise de que os impulsos de instintos sexuais desempenham nas causas de doenças nervosas e mentais um papel muito importante. Diz que, o indivíduo sacrifica sua satisfação instintual modelando-se a sociedade. Os impulsos sexuais são desviados desua finalidade instintual para outras finalidades não mais sexuais, mas há possibilidade de estes instintos retornarem às suas atividades originais. A sociedade tem medo de retornar ao instinto natural, e por isso, não quer saber sobre a importância da vida sexual para cada indivíduo, dizendo assim, que tais pesquisas psicanalíticas são repulsivas, imorais e até perigosas. É natural ao ser humano...
tracking img