Conferências ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE LIONS – SEDE











AS CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS














GOIÂNIA
2012
FACULDADE LIONS – SEDE











AS CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS



DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
CURSO: SEQUENCIAL
PROFESSOR: RENATO
ACADÊMICOS: FERNANDO ALVESRODRIGUES
RAFAEL RODRIGUES GOMES
RAFAEL RODRIGUES SANTANA
RICARDO CÉSAR RIBEIRO LEITE
RICARDO RODRIGUES SANTANA






GOIÂNIA
2012
INTRODUÇÃO


No decorrer deste trabalho será observado e relatado a existência de várias abordagens relacionadas às conferências ambientaisocorridas durante os tempos. Pode-se dizer que o movimento ambiental começou séculos atrás, como uma resposta à industrialização. No século XIX, os poetas românticos britânicos exaltaram as belezas da natureza, enquanto o escritor americano Henry David Thoreau pregava o retorno da vida simples, regrada pelos valores implícitos na natureza. Foi uma dicotomia que continuou até o século XX.
Após aSegunda Guerra Mundial, a era nuclear fez surgir temores de um novo tipo de poluição por radiação. O movimento ambientalista ganhou novo impulso em 1962 com a publicação do livro de Rachel Carson, “A Primavera Silenciosa”, que fez um alerta sobre o uso agrícola de pesticidas químicos sintéticos. Cientista e escritora, Carson destacou a necessidade de respeitar o ecossistema em que vivemos paraproteger a saúde humana e o meio ambiente.
Em 1969, a primeira foto da Terra vista do espaço tocou o coração da humanidade com a sua beleza e simplicidade. Ver pela primeira vez este “grande mar azul” em uma imensa galáxia chamou a atenção de muitos para o fato de que vivemos em uma única Terra – um ecossistema frágil e interdependente. E a responsabilidade de proteger a saúde e obem-estar desse ecossistema começou a surgir na consciência coletiva do mundo.
Com o fim da tumultuada década de 1960, seus mais altos ideais e visões começaram ser colocados em prática. Entre estes estava a visão ambiental – agora, literalmente, um fenômeno global. O crescimento desse “fenômeno” no decorrer dos anos levou a ONU (Organização das Nações Unidas) a convocar várias reuniões pregandosempre o uso saudável e sustentável do planeta e de seus inúmeros recursos.

PRINCIPAIS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE E DOCUMENTOS RESULTANTES
 
Em três momentos as Nações Unidas reuniram-se para debater questões globais com vistas à busca de soluções para os problemas de ordem ambiental que afligem o Planeta: a primeira vez em Estocolmo, em 1972, asegunda, no Rio de Janeiro, em 1992 e a terceira também no Rio de Janeiro em 2012. As principais características e resultados dessas Conferências estão descritos a seguir.
 
Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano e Documentos Resultantes (Estocolmo 1972)

Os sérios problemas ambientais que afetavam o mundo foram a causa da convocação pela Assembléia Geral daOrganização das Nações Unidas (ONU), em 1968, da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que veio a se realizar em junho de 1972 em Estocolmo. Essa Conferência chamou a atenção das nações para o fato de que a ação humana estava causando séria degradação da natureza e criando severos riscos para o bem estar e para a própria sobrevivência da humanidade. Foi marcada por uma visãoantropocêntrica de mundo, em que o homem era tido como o centro de toda a atividade realizada no planeta, desconsiderando o fato de a espécie humana ser parte da grande cadeia ecológica que rege a vida na Terra.
A Conferência foi marcada pelo confronto entre as perspectivas dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento. Os países desenvolvidos estavam preocupados com os...
tracking img