Conferência de estocolmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO DO TCD: conferência de Estocolmo

DISCIPLINA: Desenvolvimento Sustentável

TEMA: Conferência de Estocolmo

OBJETIVO: Descrever sobre a conferencia de Estocolmo realizada na AssembléiaGeral das Nações Unidas e a posição do Brasil.

JUSTIFICATIVA: A Conferência de Estocolmo foi um grande marco ambiental. Ela chamou a atenção do mundo para a gravidade da situação nesse setor. Adelegação brasileira, a princípio cética a respeito, depois assinou sem reserva a Declaração de Estocolmo. Deu inicio da década de 70. Em 1972, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Homeme o Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia).

INTRODUÇÃO: Em Estocolmo - Suécia, no período de 5 a 16 de junho de 1972 ocorreu a reunião de 113 países para participarem da Conferência das NaçõesUnidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo. Essa Conferência é extremamente importante, pois, foi o primeiro grande encontro internacional, comrepresentantes de diversas nações, para a discussão dos problemas ambientais e nela se consolidou e discutiu a relação entre desenvolvimento e meio ambiente.

DESENVOLVIMENTO: O governo brasileiro, naConferência de 1972, liderou o bloco de países em desenvolvimento que tinham posição de resistência ao reconhecimento da importância da problemática ambiental (sob o argumento de que a principal poluiçãoera a miséria) e que se negavam a reconhecer o problema da explosão demográfica. A posição do Brasil - na época sob o governo militar era a de Desenvolver primeiro e pagar os custos da poluição maistarde, A visão na época era a de que os problemas ambientais eram originados da pobreza, que era a principal fonte de poluição e que dispor de mais alimentos, habitação, assistência médica, emprego econdições sanitárias tinha mais prioridade do que reduzir a poluição da atmosfera. Ou seja, o desenvolvimento não poderia ser sacrificado por considerações ambientais dado que essa preocupação poderia...
tracking img