Conferência de estocolmo e postura do brasil

Páginas: 4 (964 palavras) Publicado: 6 de maio de 2011
TÍTULO DO TRABALHO:
O BRASIL NA CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO
DISCIPLINA:
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
POLO:
NOVA IGUAÇU
ALUNO:
TATIANE BARBOSA DA MACENA
MATRICULA:
108017029
TEMA:
Economia emeio ambiente
TÍTULO:
Brasil e Conferência de Estocolmo
OBJETIVO:
Apresentar a posição do Brasil na Conferência de Estocolmo e explicitar porque houve tanta polêmica sobre ela
JUSTIFICATIVA:
Apostura do governo brasileiro mediante muitas nações poderosas refletiu a visão inovadora a respito da importância que noss o país fornece ao meio ambiente, mesmo estando muito longe de fornecer o modeloideal
INTRODUÇÃO:
Em Estocolmo - Suécia, no período de 5 a 16 de junho de 1972 ocorreu a reunião de 113 países para participarem da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e MeioAmbiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo. Foi Presidida pelo canadense Maurice Strong. Essa Conferência é extremamente importante, pois, foi o primeiro grande encontro internacional, comrepresentantes de diversas nações, para a discussão dos problemas ambientais e nela se consolidou e discutiu a relação entre desenvolvimento e meio ambiente. Gerou-se um documento histórico, com 24artigos (infelizmente, com poucos compromissos efetivos) assinado pelos países participantes e teve como um de seus principais desdobramentos a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente(PNUMA), a primeira agência ambiental global.

Segundo Viola e Reis (1992:83), o governo brasileiro, na Conferência de 1972, liderou o bloco de países em desenvolvimento que tinham posição deresistência ao reconhecimento da importância da problemática ambiental (sob o argumento de que a principal poluição era a miséria) e que se negavam a reconhecer o problema da explosão demográfica. A posiçãodo Brasil - na época sob o governo militar - era a de "Desenvolver primeiro e pagar os custos da poluição mais tarde", como declarou o Ministro Costa Cavalcanti, na ocasião.
DESENVOLVIMENTO:
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O brasil na conferência de estocolmo
  • Por que a posição do brasil gerou polêmica na conferencia de estocolmo
  • Conferência de Estocolmo
  • Conferência de estocolmo
  • Conferência de Estocolmo
  • Conferencia de estocolmo
  • Conferencia de estocolmo
  • Conferência de estocolmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!