Conferência das nações unidas para o meio ambiente e o desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento

ECO – 92

TRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR CRISTIANO REIS PARA
A APROVAÇÃO NA DISCIPLINA DE GESTÃO AMBIENTAL.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – 5º PERÍODO

MARICÁ, 20 DE JUNHO DE 2011.
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento
ECO – 92

Introdução

A Conferência das NaçõesUnidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida pelos nomes ECO-92, Rio 92, Cúpula ou Cimeira da terra, foi realizada do dia 3 ao dia 14 de junho de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, seu objetivo principal já em 1992 era buscar meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da terra; foi de grande importância para aconsolidação do conceito de desenvolvimento sustentável e para a conscientização a respeito das agressões ao meio ambiente há muito realizadas, bem como para reconhecimento de que os maiores causadores dos danos ao meio ambiente eram e são os países desenvolvidos.
Percebeu-se também que havia necessidade de os países em desenvolvimento, dentre eles o Brasil, receberem apoio financeiro e tecnológico paraalcançarem o desenvolvimento sustentável. Ao contrário da Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, a Eco-92 teve um caráter distintivo devido à presença de inúmeros chefes de Estado, comprovando assim, a importância da questão ambiental no início dos anos de 1990. Durante o evento, o então presidente Fernando Collor de Mello transferiu temporariamente a capital federal para o Rio de Janeiro. Asforças armadas foram convocadas para fazer uma intensa proteção da cidade, e foram também responsáveis pela segurança de todo o evento.

Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento
ECO – 92

Eco 92 – Um evento histórico

Representantes de quase todos os países do mundo reuniram-se na cidade do Rio de Janeiro para decidirem que medidas tomar quanto a semprepresente e cada vez maior degradação ambiental, a fim de assegurar nossa existência e a de outras espécies no planeta por mais alguns séculos, como já dissemos anteriormente a intenção deste encontro era introduzir a idéia de “desenvolvimento sustentável”, que é nada mais nada menos que um modelo de crescimento econômico menos consumista, baseado no equilíbrio ecológico. Os encontros ocorreram no centrode convenções do Riocentro, as ONGS realizaram um encontro paralelo no Aterro do Flamengo, aberto para toda a população mediante ao pagamento de uma taxa que seria destinada a manutenção de projetos e das mesmas, como, por exemplo, do projeto TAMAR. Na época a população não havia tomado conhecimento da importância e das dimensões de problemas como o aquecimento global, desmatamento, desequilíbrioambiental causando epidemias, extinção de milhares de espécies etc.

A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento tratou de dois assuntos muito importantes e atuais: A biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

O que é biodiversidade?
Biodiversidade é a riqueza biológica existente em muitos países, sobretudo nos menos desenvolvidos, onde a área florestalainda é enorme. Em particular, nos trópicos existe um número extremamente grande de espécies, tanto animais como vegetais, muitas delas nem sequer catalogadas ou identificadas. Várias certamente terão, um dia, grande importância industrial, médica, ou nutricional.
O Brasil está entre os cinco maiores “donos” desta riqueza biológica. Veja a contradição: por um lado, a imensa riqueza biológica dospaíses pobres, que não pode ser explorada por eles mesmos, por falta de dinheiro e de tecnologia competente; por outro, os países ricos, donos do dinheiro e da tecnologia, mas que não têm essa biodiversidade.


Países com megadiversidade: reunidas, as 17 nações dastacadas em verde perfazem territorialmente mais de 2/3 de todos os recursos biológicos ainda existentes na Terra. Esses países...
tracking img