confeitaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Introdução

Nem sempre, na humanidade, existiu o hábito de comer doces, muito menos confeitá-los. Vou falar aqui um pouco da origem daconfeitaria e um pouco de sua historia.
Os docessurgiram devidos as comemorações festivas. As preparações foram se desenvolvendo com o passar do tempo, nada se comparado as preparações atuais. Foi umcaminho longo, séculos de historia parachegarmos aos dias atuais.
Antigamente não existia o conceito de sobremesa, os pratos se misturavam doces e salgados. Era comuns receitas de cremes e pudins feitosatravés da mistura de ovos,leite, mel e pimenta do reino levados ao forno ou cozidos até ficarem densos. Se caramelizava amêndoas e avelãs com mel, parecendo assim com nosso pé de moleque, tambémrecheavam frutas secas comnozes para as festividades. O sabor doce era mais freqüente nas bebidas, como o hodromel, a bebida mais comum, que ainda é consumido em algumas regiões.
Até então não houveaçúcar, a doçuravinha das frutas ou do mel. Os europeus só conheceram o produto no ano 900 d.C. importado pelos árabes.
Séculos mais tarde, a partir do ano 1.200 a sobremesa foi incluída aocardápio, porém antesda refeição principal, pois acreditavam que abria o estomago e a alma dos comensais.
Com a expansão marítima e expedições para o oriente, no século XIV, a confeitaria se expande,novosingredientes fundamentais começam a chegar às cortes como o açúcar de cana, cacau, canela, arroz, nós moscada e cravo da índia. A confeitaria se deslancha inovando então com um marco histórico,obolo genovês (pai do nosso pão de ló). Através deste bolo surgiram bolos fofos, leves e aerados, classificados como pães doces, muito diferentes dos já conhecidos anteriormente.Quantidadesimensas de receitas foram surgindo e na Itália apareceu o sorvete de massa. No século XIX surgiu a cultura da fornalha em toda a Europa, além da qualidade e sabor da receita, a aparência artística.
tracking img